Um sistema de armas (da Segunda Guerra Mundial, é claro) às terças::Escolha sua arma!


O blog das boas causas – aquelas que têm uma guerra melhor ainda por trás – virou bagunça. O único culpado é o redator, que não consegue organizar seu tempo… Bem, os posts que, meses atrás, com vontade de implicar com o Pedro Doria (reconhecidamente, meu ídolo blogueiro – seja lá o que isso for…), denominei Um sistema de armas às terças, e tinham por objetivo fazer picuinha com Uma moça às segundas (coluna religiosamente âpiloudeada pelo PD nas noites de segunda) podem sair todos os dias da semana, menos na terça-feira. Quero dizer que ainda acho que o tipo de cara que lê o Causa:: gosta mais de mulher do que de arma, e prova acabada foi a excelente minibiografia de nosso herói Winston Churchill, publicada no não menos excelente Papo de homem. Fiquei tão animado com a referência feita pelo pessoal do “Papo” (que não tenho o prazer de conhecer), que resolvi, agora, fazer uma votação. Meus quatro ou cinco leitores de fé (não preciso citá-los…) poderão escolher entre o próximo “sistema de armas das terças”… Que provavelmente sairá lá pela quinta ou sexta…

Os dois concorrentes são popularíssimos nos arraiais especializados: O T-34 soviético e o Sherman M-4 norte-americano. Ambos tiveram grande importância para a vitória aliada; ambos têm qualidades técnicas que os distinguiram durante décadas, no panorama mundial dos blindados; ambos moram nos sonhos eróticos de boa parte dos armchair generals que conheço – a maior parte adoraria ter um deles em casa.

Bom, agora é com vocês. Coloquem o voto na área de comentários. Na quinta-feira darei o resultado::

8 pensamentos sobre “Um sistema de armas (da Segunda Guerra Mundial, é claro) às terças::Escolha sua arma!

  1. Eu, por acaso, descobri o Causa depois de clicar no link do Papo de Homem, o qual ocasionalmente leio. Logo, acrescentei o Causa ao RSS e já gastei várias horas lendos os posts antigos.

    E, já que entramos no assunto, excelente blog.

  2. “Fiquei tão animado com a referência feita pelo pessoal do “Papo” (que não tenho o prazer de conhecer)”

    Está conhecendo agora!

    Aqui fala o Guilherme, editor-chefe do PdH, meu caro.

    Seu blog trata de um tema interessante, ainda que pouco comentado. Gostaria de escrever um texto no PdH como autor convidado, com os devidos créditos e link?

    Caso sim, me manda um email no gnv.bhz@gmail.com

    Grande abraço!

  3. Realmente o texto do PdH foi muito bom. Deviam colocar em academias e escolas para demonstrar que masculinidade vai além de pegar mulher e malhação (sem excluir o pegar mulher, claro)

    Agora sobre o sistema de armas eu sugiro o Sherman, faz tempo que não leio bons texto sobre o fulano, o T-34 já está muito bem abordado. Mas se quiser complicar mais um pouco, que tal usar o artigo Comandante de “Emtcha” sobre um comandante de Sherman exército vermelho. Pode até render umas boas comparações entre ambos.

  4. Renato, acho q vc ganhou – pelo mns até agora:c)) Gostaria de ler o tal artigo – parece q o Exército Vermelho teve 900 Shermans em seu inventário. Qual o link do artigo?

  5. bitt, se não me engano foram muito mais que 900. Os americanos mandaram 7000 tanques paras os russos, a maior parte deles Sherman. É aproximadamente 1/10 do total de tanques que os sovieticos usaram na guerra (c.f. aqui)

    Eu ia votar no T-34, mas gostei muito da sugestão do Renato.

    Alias um outro artigo na mesma linha que merece ser escrito é sobre a diferença da guerra aérea nas duas frentes. E.g., os americanos achavam o P-39 um avião obsoleto, e consideravam o p-47 o seu melhor caça-bombardeiro; os russos achavam exatamente o contrário: desprezavam o p-47 e amavam o p-39 e seu canhão montruoso.

  6. Pô, perdi a votação, em latim “vacilastes sun, enrabadus est”.

    Eu votaria em armas leves, da infantaria, os rifles utilizados, suas diferenças, vantagens, desvantagens.

    Uma curiosidade: na WWII dava-se 2.000 tiros para cada homem abatido. Já no Vietnam essa média passou para 200.000 tiros.

    Será que ainda tenho alguma chance, velho e bom Bitt?

Deixe um comentário

