Uma fortificação, posto que é segunda::


E eis aqui o redator fanático por tecnologia e assuntos militares imitando, descaradamente, o Weblog, do Pedro Doria. Mas porque não? O Weblog tem muitas boas idéias – o tópico “Uma construção, posto que é domingo” com certeza é uma delas. Em minha interpretação, tal como o “Uma estante às quintas” (para o qual não consegui pensar ainda numa boa imitação…) e “Uma moça às segundas”,  esse tópico (ou será “coluna”?..) fala de aspirações e desejos puramente humanos. Ponto para o blogueiro (êta palavrinha horrível…) do Weblog. E ponto para este redator (bem melhor…), que sabe imitar com temas ainda mais interessantes::fort_smarc

A primitiva concepção desta fortificação remonta a 1608, projeto (“risco”, como se dizia na época) do engenheiro-mor, dirigente das obras de fortificação do Brasil, Francisco Frias de Mesquita. Alguns autores atribuem o projeto original ao cremonense Leonardo Torriani. Uma reprodução do projeto aparece na obra Livro que dá razão ao Estado do Brasil, de 1616. Segundo algumas fontes, o início da sua construção é posterior a 1612. Esteve inicialmente artilhado com dezenove peças de diversos calibres. Durante a invasão holandesa de 1624, foi a primeira praça ocupada pelos invasores. Entretanto, 14 anos mais tarde, durante a tentativa de invasão do conde Mauríco de Nassau, teve papel decisivo, logrando manter a esquadra holandesa a distância.

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Uma fortificação, posto que é segunda::

  1. Uma curiosidade, sobre essa fortaleza, pq ela não seguiu as formas triangulares do bastiões que estavam tão em voga na época? Questão de espaço?

    • Tem relação com a época e a função da fortaleza – o da bahia era para defesa naval. Vou tentar escrever sobre o assunto, qq hr dessas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s