Duas frases para pensar::Afinal, é sexta-feira::


Bem, de fato, é sábado, mas compensarei com um volume bem grande de temas para pensar::

:: :: :: :: :: :: :: :: :: ::

Se, conforme Mrs. [Margaret] Tatcher – “não existe essa coisa de sociedade”, então, com o passar do tempo, as pessoas haveriam de perder o respeito por bens definidos socialmente. E essim ocorreu, pois a Grã-Bretanha no final da Era Tatcher começou a assumir algumas das piores características do modelo norte-americano que a Dama de Ferro tanto admirava. Os serviços que permaneciam ligados ao setor público ficavam à míngua, enquanto a riqueza se acumulava nos setores “emancipados” da economia … Os espaços públicos ficavam ao deus-dará. O índice de delitos e deliqüência cresceu na proporção do aumento da fatia da população relegada à pobreza permanente.

Tony Judt. Pós-Guerra. Uma história da Europa desde 1945, 2004. 

(Livro que o redator recomenda, entusiasticamente, para todos que pretendam entender o estado de coisas atual na Europa e… no Brasil.)

Especificamente, desde o princípio da Grande Depressão podemos ver claros presságios das catástrofes futuras olhando para o último ano de cada década. Entre 1929 e 1989 houve sete desses anos e nenhum deles se passou sem um acontecimento que marcasse época em algum lugar do planeta. A cada vez, uma revolução sangrenta, um fracasso econômico ou uma grande guerra  estourou para traumatizar o mundo na maior parte da década seguinte.

Ravi Batra. The crash of the millennium, 1999.

(Até ler esse livrinho – não todo, mas boa parte…-, desse pop-star acadêmico com certa vocação para profeta do apocalipse capitalista , o redator não acreditava em premonição…) 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s