Um rapaz (das Forças Especiais) às Terças::


No caso, dois rapazes. Essa coluna (quando é que alguém irá me explicar se blog tem “coluna”?..) é boba p´ra caramba, mas muito divertida. Só espero que não acabe me comprometendo…:: Agradeço a atençaõ do Diogo que me impediu de colocar “navais” brasileiros na floresta temperada de coníferas…

:: :: :: :: :: :: :: :: ::  ::

Atiradores de escol (o mesmo que "elite"), Batalhão de Operações Especiais, Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha Brasileira.

Atiradores de escol (o mesmo que "elite"), Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha dos EUA.

Já que o Renato levantou um ponto que me pareceu pertinente, lá vai uma “segunda edição”…
Esse tipo de roupa é chamado “traje ghillie”, e passou a ser usado pelos atiradores de elite na 2a GM, embora já se registre seu uso esporádico na 1a GM, na Guerra dos Boeres e na Índia, no século XIX. É composto por duas peças, calça e casaco, vestidas por sobre o uniforme de combate. A textura é parecida com a de uma rede, e permite a aplicação de elementos que ajudam a esconder o usuário na paisagem, ao contrário da camuflagem “disruptiva”, cuja função não é esconder, mas diluir a silhueta do combatente contra o fundo. Esse traje foi herdado de auxiliares de caça q orientavam os caçadores até a presa com sinais sonoros, no século XVII.
Anúncios

13 pensamentos sobre “Um rapaz (das Forças Especiais) às Terças::

  1. Bah, muito boa camuflagem.

    Só que esses pinheiros exóticos não combinam muito com o clima tropical…será que pretendemos invador o Chile?

    Rsrsrsr… Onde será que foi tirada essa foto?

  2. Engraçado, não tinha notado, mas troquei as legendas das fotos. Os “navais” eram outros… Valeu pela observação!!!

  3. Bom, essas coisas são feitas em fábricas especiais – não sei se traje ghillie é fabricado aqui. Mas roupas comuns podem ser compradas pela Internet

  4. eu curto armas especialmente rifles e eu já fiz uma roupa dessa,mas dali 1 mes a camuflagem saiu.
    eu queria saber q tipo de tinta eles usam?

    • Geralmente os padrões de camuflagem não são pintados, mas são tecidos especialmente desenhados. Atualmente, a camuflagem mais usada é o “padrão pixel”, que é composto por quadradinhos. Se quiser fazer um bom traje de camuflagem, lembre-se de dois detalhes:
      1. a camuflagem não visa “esconder”, mas “disfarçar”. Os padrões são chamados “disruptivos” – eles visam diluir a silhueta do usuário contra o fundo;
      2. a camuflagem utiliza, em geral, três tons predominantes no meio ambiente onde o traje será usado, daí ser necessário um estudo do terreno onde o usuário atuará. Mais do que isso fará o padrão destacar, em ver de disfarçar.
      O traje ghillie cumpre uma função diversa: este é para esconder, mesmo. É usado por atiradores de elite ou por membros de equipe de emboscada ou sabotagem. A diferença é q esse é pensadopara um usuário q ficará parado em um lugar, e não em movimento.

  5. sou ex-militar do melhor batalhão do mundo ( 1BIS) e o Exercito em geral esta otimo.Tenho muito orgulho de ter servido no melhor Exerçito do mundo!!!!!!!!!!!!!1

    • edibelto, sds.
      Olha, não sou propriamente militarista, mas tenho os mesmos sentimentos que vc. Devíamos apoiar e difindir nossas forças armadas. Fico feliz que o blog aqui desperte esse tipo de reação, e lamento não estar tendo tempo pra falar mais sobre nossas FFAA e aprofundar a abordagem de unidades e das particularidades que formas suas tradiçoes.

  6. Não é dificil fazer um otimo traje,leve e com impressionante camuflagem,q da para caminhar o dia todo sem t machucar,mas leva tempo e custa uns R$ 300 Tem q ter muita paciência pois vc vai demorar um bom tempo na volta dele.

  7. como sabe que seu batalhão é o melhor, já participou em algum conflito a sério e você já sentiu aquela sensação de quando chega o momento da verdade. Se não viveu essa experiência então como pode dizer que seu batalhão é o melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s