Um fortificação, posto que é Segunda::O mês da Coréia::


 

Korean_dmz_map

A Zona Desmilitarizada Coreana (em inglês, DMZ) não é propriamente uma fortificação, mas um enorme conjunto de obras militares que se estendem ao longo de mais de 250 quilômetros, de costa à costa, na península coreana, com aproximadamente 4 quilômetros de largura, correspondente à linha de demarcação do armistício de1953.  No território adjacente aos dois lados da ZDC estão aquartelados aproximadamente dois milhões de soldados e centenas de milhares de peças de armamento de todos os tipos, o que faz daquela região a fronteira mais pesadamente fortificada da atualidade. Entretanto, por mais absurdo que possa parecer, o lado sul-coreano da ZDC tornou-se uma espécie de atração turística, recebendo, anualmente, milhares de visitantes. O lugar é cheio de monumentos (na *foto, a “Ponte da Liberdade, obra ferroviária atravessada por milhares de prisioneiros de guerra ocidentais devolvidos após o armistício; outra *foto mostra um ponto de observação usado pelos turististas para espiar a Coréia do Norte) que evocam aos sangrentos combates de meio século atrás. Por sinal, as fotografias foram recolhidas em blogs de turistas ocidentais que visitaram a região::

Anúncios

4 pensamentos sobre “Um fortificação, posto que é Segunda::O mês da Coréia::

    • Me parece q não. Ao contrário, parece q entre Seul e a fronteira não existem obras defensivas. As principas bases estão mais ao sul.

  1. Se eu fosse sul-coreano já teria proposto uma Brasília há tempos. Que eu lembre a região é uma das maiores concentrações de minas terrestres do mundo, se não a maior, não?

    • D fato, parece que existem 2.500.000 minas na região. Não é pouca coisa – basta dizer que, na região do Sinai, em 1973, os israelenses espalharam 80.000 e Rommel, nas obras defensivas do Canal, em 1944, usou 250.000. Até hoje ainda descobrem minas esquecidas por lá. Fico pensando se a engenharia dos dois lados têm mapas atualizados desses campos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s