O Weblog derrubado em combate…::


1231346022_13e094acca

O redator foi surpreendido pela notícia de que o Weblog, pilotado pelo competentíssimo Pedro Doria, foi derrubado ontem, 16 de agosto, pela artilharia pesada dos atuais empregadores do piloto. Uma pena. Comecei a frequentar o espaço do PD pouco depois de sua estréia, sete alentados anos atrás. Nessa época, ainda morava no Rio de Janeiro, e me surpreendi com a qualidade dos textos, e, acima de tudo, com a variedade e amplitude do alcance dos temas. Na plataforma NoMínimo (que, por sua vez, era descendente de No.com), o Pedro se destacava pelo comedimento e atitude democrática e, sobretudo, pela forma educada como tratava os frequentadores (a recíproca nem sempre foi verdadeira). Aquele início de década e de século me parece, hoje, ainda muito próximo e cada vez mais distante. De lá para cá mudei de cidade, casei, mudei de emprego, de objeto de trabalho, ganhei e perdi amigos. Mas posso dizer que o Weblog tornou-se parte de muitas das diversas faces da minha vidinha.

causa::, uma dessas faces, apareceu em direta decorrência dos debates promovidos pelo Pedro. Em 17 de julho de 2007 aconteceu um acidente horrível, envolvendo um Airbus da TAM, na cidade de São Paulo. Era a época do “apagão aéreo”, e o Weblog imediatamente abriu um post. Eu estava de férias e ainda por cima, resfriado, de modo que comecei a acompanhar o noticiário, pela Internet e pela TV, digamos assim, em tempo-tão-real-quanto-possível. O que me chamou imediatamente a atenção foi o tratamento político (a culpa, pra variar, era do governo…) dado ao assunto, em todos os veículos. A politização estava mandando pro espaço a parte técnica e, junto dela, a sensatez. Tentei, na caixa de comentários, por via de um texto (longuíssimo) sobre a evolução da aviação comercial, apresentar minha opinião de pesquisador de tecnologia sobre os motivos reais da crise aguda que vivia a aviação comercial. O Pedro repicou o comentário, o que me deixou surpreendido (e um tanto envaidecido). Comecei a colecionar o que escrevia e, dias depois, ao traduzir um texto de Eric Hobsbawn para um trabalho que fazia, imaginei se não poderia dividir aquilo com o pessoal que passeava pelo Weblog.

causa:: começou assim – e se revelou ótimo espaço para praticar uma disciplina – a história militar – que sempre me fascinou, mas para cuja prática nunca encontrei espaço em minha atividades de pesquisador acadêmico.

Só tenho, então, de agradecer ao Pedro Doria pelas vezes em que ele repicou o causa:: e, sobretudo, pelos anos de agradável e divertida convivência. Sei que, mesmo tendo perdido o equipamento, receberá outro, para continuar em combate. Pois então, para o bom combatente Pedro Doria, só me resta desejar – boa fortuna e que, algum dia, retorne à base são e salvo!::

Um pensamento sobre “O Weblog derrubado em combate…::

Deixe um comentário

