Duas frases: o dia é bom para pensar::


Mais até do que duas frases. Já que falamos no assunto… Uma longa observação de um historiador da ciência, e dois poemas escritos muito tempo atrás, mas que, como outros monumentos da cultura universal, abrem a todos nós uma janela sobre ampla paisagem. Com todo o respeito e esperança, o redator conta que sejam, de alguma forma, úteis::

Vejo-te com a fronte cingida pela tiara e armado com a maça e o disco, mas mal posso distinguir-te pois és por toda parte a meu redor uma massa luminosa de energia, imensurável, resplandescente como o fogo e como o Sol. Das manifestações de Shiva no Universo – Décimo Canto da epopéia Mahâbhârata, compilada na forma atual entre os séculos 5 e 1 a.C, de que faz parte o Bhagavad-Gîtâ.

A teoria atômica triunfou. Seus oponentes, até então numerosos, convenceram-se e abandonaram um após outro a posição cética por tanto tempo legítima e, sem dúvida, útil… Mas alcançando essa vitória, vemos perder-se todo o caráter categórico e definitivo da teoria original. Os átomos deixam de ser uma entidade indivisível eterna, fixando um limite para o possível através de sua simplicidade irredutível. Jean Perrin (1990) citado por William R. Everdell em seu livro Os primeiros modernos: As origens do pensamento do século XX. (Ed. Record, 2000).

Eu olhei para o futuro, o mais distante possível,/ E tive a visão do mundo: um formidável porvir;/ Vi os céus cheios de naves, frotas de mágicas velas,/ Pilotos do pôr-do-sol lançando terríveis cargas;/ Do céu ca´´ia, entre gritos, um orvalho horripilante/ Procedente dessas naves, manobrando no ar azul;/ Entre os murmúrios do mundo, na brisa do vento Sul,/ Os estandartes dos povos mergulhavam na tormenta;/ Até que os tambores calassem e as bandeiras caíssem/ Ante um novo Parlamento: a Federação do Mundo./ Onde, afinal, o bom senso domará a agitação,/ E a Terra terá descanso com a paz universal. Lord Tennyson – Locksley Hall (1830)::  

Anúncios

2 pensamentos sobre “Duas frases: o dia é bom para pensar::

  1. Bitt, estava pensando em você quando escrevi isso lá no velório do PD:

    “Quando se vê muitos Mirage no ar enchendo o saco em cima da cidade quebrando a barreira do som, há uma piada recorrente: “saiu o pagamento do pessoal da Base”.

    Pra começar, os caças quando fazem isso provocam um estrondo que treme tudo quanto é casa (são proibídos de fazer isso mas, tão nem aí).

    A piada continua, o cara que ouviu o começo diz “-como você sabe disso?” no que responde o natural: “-simples, quando sai o salário eles fazem uma vaquinha pra botar gasolina e voar nessas merdas que só fazem barulho”.

    KKKKKKKKKKKKK rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    :-)))))))))

    *tá certo, eu dou a mão à palmatória, esses Mirage servem pra caçar discos voadores também, precisa dar o crédito né? – putz! -”

    Há mais, na semana passada (se não me engano na sexta de manhã) consegui visualizar TODOS os caças brasileiros, os cinco estavam em formação.

    Dalí a pouco noutra passagem apareceu mais um estranho que não consegui identificar, a cada ano essa Base se parece mais como um encontro de donos de carros antigos….

    hehe.

  2. bitt,

    Que seleção impressionante pela beleza, obrigada! E a sua observação de que abrem janelas para o desconhecido, coisas que nos emocionam ou surpreendem, é uma das melhores definições de poesia que já li, esta arte que consegue sintetizar um mundo de coisas em poucas palavras.

    No mais, e te explorando sem piedade, comprei o primeiro livro-DVD, da coleção da Abril celebrando os 70 anos da Segunda Guerra, num projeto de 30 (trinta!) volumes, um exagero, na minha opinião, embora muita coisa possa ser dita sobre a guerra, claro. Ainda não li tudo, mas a edição é caprichada, em papel couché, mas o texto me pareceu meio fragmentado.

    Pode me dar uma avaliação?

    abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s