Um rapaz (das Forças Especiais) às Terças::Dragões da Independência::


dragoes_independencia

É quase terça-feira, mas ainda é Sete de Setembro. Vocês lembraram? causa:: é, digamos, um recurso de pesquisa que se orgulha de sua Pátria, embora isso não signifique ignorar os problemas e as vicissitudes – que, todos sabemos, não são poucos. Mas, como diz o historiador Benedict Anderson, “o nacionalismo é como um corpo saudável, e ter uma nacionalidade é considerado tão natural como ter um nariz”. O redator concorda, e acrescentaria que Pátria é a soma dos valores da Nação com o sentimento individual de pertencimento. Em Sete de Setembro, nós, brasileiros, deveríamos comemorar a esperança em um futuro comum, e para cada um de nós, melhor do que o presente::

É curioso que os militares, em geral, parecem considerar-se mais “patriotas” do que o resto de nós. Por outro lado, muitos de nós, civis, parecem achar que “o patriotismo é o último refúgio dos canalhas“. Nem uma coisa, nem outra. A confusão, de ambos os lados, vem de que, de fato, todos conhecemos mal nossa história, e quando conhecemos, é uma “versão oficial” qualquer. A história, quando na “versão oficial” (aquela cheia de nomes, datas, batalhas, homens sérios, etc, etc), é um abrigo seguro e confortável para algumas certezas – que de certas, não tem nada. Por certo, conhecer a história que foi vivida, aquela cheia de luta, trabalho, construção, discordância, vitória, derrota – ou seja, aquela de que as pessoas, militares e civis, são os atores – é o melhor caminho para derrubar abrigos e certezas. A história mostra que, se não forem pertencimento e responsabilidade comum, o passado nunca é o que parece e o futuro, apenas incerto.

E já que estamos falando no assunto, vamos apresentar a tropa histórica do Exército Brasileiro – o 1° Regimento de Cavalaria de Guardas, também conhecido como “Dragões da Independência”. Os leitores de causa:: (os cinco, contadinhos…) já sabem do que se trata um “dragão”(um soldado de cavalaria ligeira). O que os leitores de causa:: não sabem (mas logo irão saber) é que uma coisa não tem nada com a outra.

Em 1820, quando as Cortes ordenaram a volta do então regente D. Pedro a Portugal, os grandes proprietários de terras do Rio de Janeiro resolveram recrutar uma milícia. Com aproximadamente dois mil homens, se destinava a enfrentar qualquer tentativa das autoridades portuguesas de embarcar o príncipe à força, para a Europa. Nos tumultuados meses em que a autoridade portuguesa começou a ser fortemente contestada e a região das províncias de São Paulo e Minas Gerais, entrou em estado de quase-sedição, o grupo acompanhava o futuro imperador do Brasil conforme ele tentava apagar os incêndios políticos que estouravam por toda parte. Em maio de 1822, uma revolta  na região de Sorocaba ameaçava descambar em levante, e D. Pedro se abalou para lá, acompanhado por uma escolta a cavalo que se autodenominava “Leais Paulistas” e “Leais Mineiros”. Era o grupo que tinha trazido para o Rio os tais dois mil milicianos. Homens muito ricos, proprietários de escravos e comerciantes com grandes interesses econômicos no Rio de Janeiro, podiam despender dinheiro para recrutar tropas e comprar armas. Esses “leais” passaram, após esse episódio, a se  denominar a “Guarda de Honra”.

Foi durante essa viagem que D. Pedro recebeu a conhecida carta das Cortes, e resolveu separar o Brasil de Portugal. Em dezembro de 1822, a “Guarda de Honra” transformou-se na “Imperial Guarda de Honra”. Só que não era uma unidade militar, mas uma tropa civil, na qual o serviço era temporário. Nada tinha com o exército regular (a tropa paga pelo governo). Os componentes, sendo grandes proprietários  em seus locais de origem, eram oficiais das tropas de milícias e, assim, conservavam o posto. Muito provavelmente, queriam distância da tropa regular. O uniforme e o equipamento foram desenhados pelo artista francês Jean-Baptiste Debret (também autor da bandeira nacional) e era pago pelo aspirante a guarda. A cor da farda, o branco, foi homenagem à imperatriz Leopoldina, arquiduquesa da Áustria; o capacete, de modelo bávaro, mostra não um “dragão”, mas um grifo, símbolo da Casa de Bragança, à qual pertencia o imperador e foi adotado por ocasião de seu segundo casamento.

É preciso chamar atenção para o fato de que a “Guarda de Honra”, no episódio do “Grito”, não estava fardada do jeito que aparece no quadro “Independência do Brasil” – assim como D. Pedro não usava a “jaqueta curta” e calças de montaria – por sinal, os cavalos também não eram cavalos árabes (que, naquela época, nem existiam no Brasil). Foi tudo imaginado por Pedro Américo, quando fez a pintura, em 1882. A “Guarda de Honra” foi dissolvida em 1832, pouco após a abdicação de seu inspirador.

Já o Primeiro Regimento de Cavalaria de Guarda tem origem em 1763, com a instituição do Vice-Reino do Brasil. Nessa ocasião, foram constituídos os Esquadrões de Cavalaria de Guarda do Vice-Rei, estes uma tropa paga regular, ou “tropa de linha”, como se dizia na época, com sede no Rio de Janeiro. Em 1808, essa unidade foi núcleo do Primeiro Regimento de Cavalaria do Exército, aquartelado na capital. Essa unidade existiu ao longo de todo o Império do Brasil. Um destacamento dela acompanhava D. Pedro, no episódio do Ipiranga.

Em 1824, a unidade teve seu designativo mudado para Primeiro Regimento de Cavalaria de Linha. Seu batismo de combate foi na batalha de Passo do Rosário, em janeiro de 1826. Nesse encontro, no qual teve a “honra” de não debandar, como aconteceu com a cavalaria gaúcha de milícias, o “Primeiro de Cavalaria” foi quase dizimado. Em 1831, o “Primeiro de Cavalaria” foi reunido com o “Segundo de Cavalaria”, este sediado em Vila Rica, formando o Primeiro Corpo de Cavalaria. Em 1839, com o exército já drasticamente reduzido em efetivos, passou a denominar-se Primeiro Regimento de Cavalaria Ligeira. Tinha uns 800 efetivos, comandados por um tenente-coronel.

Em 1889, o “Primeiro de Cavalaria Ligeira” passou a ser designado Primeiro Regimento de Cavalaria, e, em 1908, mudou de novo, para Primeiro Regimento de Cavalaria Independente (o que nada tem com a Independência…). Mas o nome não pegou, e, em 1915, voltou ao de antes.

Em 1916, o escritor-deputado Gustavo Barroso (dentre outras coisas, criador do Museu Histórico Nacional e, com Plínio Salgado, de uma versão nacional do fascismo europeu chamada “integralismo”) começou uma campanha para que o Exército criasse uma “tropa histórica”. A idéia não passou na Câmara dos Deputados, mas, em 1936, Getúlio Vargas, interessado em criar símbolos nacionais que referissem um passado idealizado, adotou a idéia, e fez com que o Exército passasse a designar o “Primeiro de Cavalaria” com o título honorífico de “Dragões da Independência”. Essa unidade passou a envergar, em paradas e solenidades, o uniforme da Imperial Guarda de Honra, um pouco modificado. Mesmo que uma coisa não tenha nada a ver com a outra…::

Anúncios

277 pensamentos sobre “Um rapaz (das Forças Especiais) às Terças::Dragões da Independência::

  1. Olha só! Eu, um legítimo beiçudo, não sabia tanto assim da história do 1ºRCGd!

    Servi na Cavalaria em ’76, na época parecia um castigo interminável aquele ano passado em Brasília, o quanto se aprende e se cresce como homem só nos apercebemos muito tempo depois!
    Muita saudade e vontade de rever como estão as coisas por lá!

    Um post muito instrutivo, valeu! 🙂

    • Ok., Beiçudo!
      Também servi em 1976, Primeiro Esquadrão de Fusileiros Ipo, comandante do primeiro esquadrão capitão Vaz,Tenente do segundo pilotão Tenente Cerquetani, Sargento do segundo pilotão Natalino.
      Eu soldado 675, Dalsenter!
      Gostaria de reencontrar esta turma toda da nossa época.
      Nome de guerra “Dalsenter”.
      Tbém foi uma experiencia mto boa, da qual aprendi mto.
      Moro em Blumenau, Santa Catarina.
      Hoje tenho uma família, esposa, tres filhas!
      Estive em Brasilia em l996, quando fez 20 anos, estáva tudo diferente.
      Havia um soldado da nossa época que havia engajado “Solano”, que eu não consegui encontrá-lo pois estava de férias, que fazia parte do Primeiro Esquadrão.
      Aguardo resposta.
      um abraço!
      Roberto Alexandre Dalsenter – Também Beiçudo com mta honra.

    • boa noite beiçudo sou ex soldado servi no ano de 93 no pelotao de comnicaçao foi um ano maravilhoso
      confesso que sinto saudades

  2. gostaria de dizer que um ano que vale por todos os dias da minha vida. com muita felicidade gosto de lembrar dos coroneis majores capitaes tenetes sagentos cabos e soldados amigos da minha epoca. gostaria de ter contato com os que servirão em 1987 até 1988 fui cerimonial sd ramos dhdi

    • servi o eb no esquadrão comando pelotão cac sgt carlos ten kanitz tenho muita saudades ,de todos espero fazer novos contatos alias minha turma era o sd. furmigão e o menguele

      • Ola sd marçal, aqui e Da Rocha 839 de 85/86, gostaria de dizer que o Ten Kanitz, hoje é Tenente Coronel do Bombeiro da Goiânia, serve na unidade em frente ao Zoologico de Goiânia, também sinto saudades desta epoca.

      • nossa , lembra do telefone q ele dava nos conscritos posicao de sentido e ele aplicava as duas maos abertas nos dois ouvidos , sinto saudade delle era um grande sb tenente , sou de goiania , mora em mato grosso do sul quando for a gaiania vou visita-lo
        cb americo
        esq de servicos
        americo.goias@terra.com.br
        67 9963-0112

  3. Olá a todos os ex-beiçudos, de todos os tempos que serviram no 1° RCGD DRAGÕES DA INDEPENDENCIA, principalmente aos do 3° ESQ ano 80/81 PEL APOIO um grande abraço do sd 1225 GASPAR.

  4. UM ABRAÇO A TODOS OS EX-BEIÇUDOS DE TODOS OS TEMPOS, PRINCIPALMENTE AOS AMIGOS DO 3°ESQD PEL APOIO ANO 80/81
    DO SD 1225 GASPAR

  5. Fui da turma 82/83 e servi com muito orgulho no Esquadrão de Comando ,pelotão CAC. Soldado Ciro, 336. Lembro-me do Tenente Flores e do Coronel Gonzalez. Alguns nomes dos que serviram comigo: Soldados Bertola, Trigo, Cicero, Pimenta e Vicente. Pena que a memória não alcança o nome de tantos outros companheiros. Foi a experiência mais marcante de toda a minha vida. Gostaria muito de revê-los um dia.

    Abraços a todos
    Ciro
    (11) 8308.2751

    • Olá Ciro
      Servimos juntos, sou da turma 82/83, Esquadrão de Comando, Pelotão CAC, Soldado 361 Alcantara. Recordo-me de você.
      Lembro-me dos nomes citados. Também de outros nomes, cito: Gomes; Palopoli; Heider; Pasetti; Edgar; Abel; Dos Santos; Caprino; Fernando.
      O meu armário ficava ao lado do Fernando, de frente com o do Pimenta, ao lado dele ficava o do Gomes, e, logo após do Palopoli. Não sei se você de lembra de mim
      Às vezes sinto saudades daquele tempo, que quando vividos pareciam intermináveis. E agora, olhando para trás, vejo que se passaram 30 anos. Realmente o tempo é implacável, não espera.
      Abraços!
      Aguardo contato
      Meu e-mail é: alcantaraadv@ig.com.br.

      • opa e ai pessoal, mais um antigão com saudades daquele tempo, sd 1316 araujo esquadrão de comando pelotão CAC 81/82; tem alguem ai desta turma?/

    • Que saudades do Sgt Roberto, Ten Martins e do cabo Faccioli e dos d+ que não me lembro o nome ahhh do sold Douglas antigão que virou o caminhão voltando da guarda ext. grande amigo Paulista!!!!
      Servi em 89/90 com de serv motorista soldado Ricardo 1754. (Diadema)
      quem quizer trocar fotos e idéias sobre a época me escreva:
      richardmoreno_33@hotmail.com

  6. servi no esquadrao de serviços no ano 82/83, tenho saudades daquela epoca .
    nunca mais escontrei ninguem do esq
    tel 011- 81824202

    • tambem servi no esquadrao de servicos neste ano sd americo n.551
      me mande e-mail para troca de informacoes

      lembra do cmte cap.jedemir que noa apelidamos de jo jo cabeca gorda ???

  7. Ola companheiros do primeiro esquadrão terceiro pelotão do ano 92 a 93 um forte abraço para quem encontrar o sarg giareta

  8. Servi no 1º Reg. Cav. Guardas, esq. de Serviços no ano 1975 e 1976.

    quero manter contato com os ex colegas.
    sd. Barbosa nº 428 aux. do sargentiante

    • Ola Manollo! Pelo nome nao estou me lembrando de voce, mas servi na mesma epoca 82/83 3 Esquadrao 2 pelotao.
      Sd Henri 1079, tenho saudades de toda a turma e gostaria de encontra-los um dia…

      • Como vai Henri?
        Servi no período 82/83, Esquadrão de Comando, Pelotão CAC, Sd. 361 Alcantara.
        Embora não nós conheçamos, é gratificante encontrar um Dragão daquele período.
        Muitas saudades daquela época, já se vão 30 anos, porém parece que foi ontem.
        Um abraço fraternal a todos os beiçudos!!!
        Alcantara.

      • meu nome e junior – 1351 do c a c – 79/80 – servi com ramom . ralf. ignacio. de paula. —comandante. lorenzini e wolf. e adailton sargento.. manda noticias.. abracos..

      • HENRI vc é de etnia japonesa, lembro muito de vc que gostava de lutar box no alojamento, fizemos o cfc juntos em 1982. Eu sou o castro amigo do Damas e do Salema um abraço. Atualmente moro no Piauí.

      • OLA SOLDADO HENRI EU TBM ESTIVE POR LA POR POUCO TEMPO SOLDADO ARY QUE TEVE UMA LESÃO NA PERNA E TEVE QUE FAZER CIRURGIA EM SÃO PAULO E QDO RETORNOU PEDIU BAIXA, VÊ SE CONSEGUE LEMBRAR, POIS LEMBRO MTO BEM QUE NUMA ORDEM UNIDA VC SE REVOLTOU COM O SARGENTO SALIBE E NÃO QUIS MAIS SEGUIR O PELOTÃO, E DEPOIS VC ACABOU ENGANJANDO E VIROU SARGENTO É, PARABENS AMIGO, SAUDADES MAIS LEMBRO DE VC SIM, QRIA SABER NOTOCIAS DO AIDES OK SE PUDER ME REPORTAR, UM ABRAÇO DO BEIÇUDO FICA COM DEUS

      • Poxa Henri eu me lembro d vc , só que eu digitei o ano errado eu sou d 83/84 . vc ja era cabo eu era o sd q cuidava da sala d arrecadação

  9. Nós jovens complexos de ideais e esforços, reformas e lutas, fomos em nossa vida, durante um ano educados pelo Exército Brasileiro e por ele encaminhados para o mais perto possível da verdade.
    SD 1269 Guariento do Pelotão de Exploradores da turma 79-80.
    Gostaria de ter noticias desta turma.
    Abraços.

    • EU ME LEMBRO DE VOCE.. EU FUI DO PELOTAO DE COMANDO. MEU NOME E JUNIOR. SD 1351 . O SARGENTO E O ADAILTON.. O TENETE ERA O LORENZZINI.. E O CAPITAO ERA O WOLF.. OS NOSSOS AMIGOS ERAM RAMOM.. IGNACIO. DEPAULA . CORREA. JORDAO
      NOS SOMOS DE GOIANIA.. JRVIDEO@IBEST.COM.BR… VAMOS MANTER CONTATO.. ABRACO BEIÇUDO.. HAHAHA..

    • Lourenço, servi em 83/84 esq comando pel exploradores com o ten flores, sd 1484 CAVALLARI FODAO um abraço a todos os beiçudos meu cel 7326-7091 e 6647-4124 vamos juntar uma turma e tocar o puteiro.

      • OLA! Cavalari, nós estivemos de missão na colônia de férias, um evento do Governo do Brasília, e que nós fomos dentre outros escalados para a missã. E me lembro que você estava reclamando do calor e que queria trabalhar de SHORTS. lembra disso? UM ABRAÇO DO CB ZENÓBIO E HOJE, SGT ZENÓBIO.

  10. Esta msg e para 3 esquadrao 4 pelotao C H D I 94-95 do ex sd Helio Carneiro para alguem que por acaso tenha sido meu comtemporaneo entrar em contato . Um periodo importantissimo na minha vida , como homem .

  11. Ola um abraço a todos amigos que serviram no 1° RCGd, principalmente a Turma 85/86, saudades,
    estive em abrim no RCGd e foi muito bom, se tiver alguem acessando desta epoca entre em contato com Da Rocha 839 4°Pel do 2° Esq. 2 de Ouro.

      • olá pessoal servi no esqudão de sv..sd clarim…1532 lázaro lembra? de goiania….

      • e ai schadt, td bom , não sei se vc lembra de mim , soldado fernandes 1ª esquadrão 2º pelotão, estava junto com o godoy(falecido), negrini, lembra do para raio, beleza então , me manda um e-mail , fernandesneto1@ig.com.br.
        um abraço ,
        Fernandes

      • meu eu me lembro de vc cara,tinha um sgt que te perseguia o sgt bitencurt e o sgt natal,lembra do tenente maschio,cara legal.um abraço.

      • boa noite beiçudo sou ex soldado servi no ano de 93 no pelotao de comnicaçao foi um ano maravilhoso
        confesso que sinto saudades

    • Olá Da Rocha,eu servi no 1° Esquadrão sd De Melo,eu trabalhei com o Lopes do 2 de ouro,se lembra do Cap.Mario Nedi?fiquei sabendo que o Ten.Costa morreu em um assalto a ônibus.

      • grande ten .mario nedi mais conhecido nos bastidores com tem.maionese
        kkkkkk.
        hoje podemos falar isso , em 83-84 seria , detido,faxina , baias……

    • ola da rocha, aqui e o soldado Ubiratan nº 1992, já eramos amigos antes de servimos juntos no 2ª esquadrão, eu no servi no segundo pelotão sargento Gilmar, foi um tempo bom ralamos muito mais também nos divertimos muito., TURMA 85/86

  12. 18.Olá um abraço a todos amigos que serviram no 1° BIMTZ ES Regimento Sampaio, principalmente a Turma 89/90, saudades,foi muito bom. Um abraço a todos.
    Soldado Pires.

    • Caro Sd Pires, incorporei no Sampaio no ano de 1990 (Sd 1301 Moraes)Atualmente sou 1° Sargento (Passei na ESA em 93), gostaria de encontrar os amigos da epoca, caso tenha noticias entre em contato (2mpmoraes@ibest.com.br)um grande abraço.

      • Caro combatente de guerra 1°SGT Moraes. Em primeiro lugar quero te parabenizar por alcançar este posto tão importante, eu acho que lembro de você.
        Eu era da 2° CIA pelotão de apoio, Desejo que você continue avançando na erarquia militar, Brasil acima de tudo abaixo de nada, guerra!
        Encontrei os combatentes: Pereira, Pimentel, Cb Cordeiro, Tiburcio, Cunha, José, Almada, e um ex combatente que trabalha como motorista da Linave, mas não me lembro do nome de guerra dele. Se você encontrou os guerreiros da época, me responda.
        Um abraço pra você e toda sua familia. É faca, é faca, é faca na caveira. Patrulha, patrulha, patrulha a noite inteira. SAM-PA-I-O!

      • fala meu amigo, e o ex cabo luiz pelopero da 2 cia como vc vai
        eu tive no sabado na casa do sargento santos ele ta lotado no cml mais vi em um comentario abaixo , que teve um guerreiro dizendo que teve contato com alguns ex combatente, de 89 como tiburcio , almada,pimentel e outros e so pra avisar a todos que, de 1989 e i990 todo o mes nos estamos fazendo uma reuniao de ex combatente do regimanto sampaio quero ter contato com todos e so me passar um imail como ( FREEDLUIZ@GMAIL.COM ) de lembrança a todos pelopes acima de tudo.

      • E ai Soldado Rico tudo bem? Sou da turma 89/90 comando de serv. ( motorista) soldado nº 1754 Ricardo conhecido por Diadema. Saudades dos amigos antigões pena que não lembro mais do nomes, fiz muita amizade com um soldado da sua época que ficou preso por ter virado um caminhão quando voltava da guarda externa. Saudades!!!! contato ( 011) 9412-1330

  13. ola,beiçudos aqui quem vus fala e o sd de lima 3112,e mando um abraço p/malagute bocudo;sampaio;cb adalberto;carioca;passarinho da ceilandia e todos os nossos companheiros que morrerao ou os que se suicidarao que deus os tenhao.façao contato.1Esquadrao de Fuzileiros IPO Dragao.

    • Fala meu, sou o sd Gregorio..
      Que Deus abençoe a todos…
      Um forte abraço de lima. Sd Gregorio, esquadrão de comando.

  14. Olá pessoal ex. componentes da cavalaia em especial aos bravos combatentes do 1º RCGd gostaria de convida-los a fazer parte da comunidade dos ex. integrantes do rcg os contatos estão disponiveis no orkut da cumunidade dragoes da independencia ou rcg dragoes da independencia acesse e encontre lá varios companheiros um abraço do tamanho do brasil! ex. sd francisco 79/80 pel. cac

  15. O Brasil é a maior potência militar da América do Sul, da América Latina e também é uma das maiores potências militares do mundo.
    Soldado 769 Pires 1 BIMTZ ES Regimento Sampaio.
    Contatos: pires_55@yahoo.com

  16. servi em 1980e1981 meu era o esquadrao de serviço era motorista meu nome de querraera sd marcos sd 500 gostaria de rever amigos do esquadrao o capitao era bermudes mande alguma ntcias aguns que moram aqui em sp ainda tenho contato queria rever mais alguem obrigado era o melhor esquadrao certo nosso tempo era quando era o figueiredo pessoal lembram gostava muito de cavalos kkkk

    • Soldado 758 Schiess, era do Esquadrão de Serviços, manutenção eletrica de autos, bons tempos, apesar das dificuldades.
      Abraços.

    • Oh, marcos o que temos em comum, foi que eu tambem era motorista carreteiro, tinha que acordar muito cedo, para buscar no torto os cavalos para o pres. Figueiredo montar no DHDI, lembra disso, depois os outros motoristas foram aprendendo a dirigir a carreta(pois a maioria era de auto escola, e era o sonho deles serem carreteiros) dai larguei aquela dureza, recebemos viaturas novas e fui transf. para os Qts a minha era 51-103 F 7000 Zerado (era peixe Ten Karburg de Caxias do Sul/RS)eu Porto Alegre/RS. um abraço, gostei muito da comunidade.

    • ola amigo eu estive ai foi em 20 de maio de 1979 a 30 de julho de 1980 capitao bermudes era meu amigao, gostaria de saber se vc tem contato com o capitao, soldado valdir carlos 1530 eu era motorista do onibus ok 41- 96012358 abraço

  17. Servi os dragões em 82/83 até hoje sonho com este tempo, quem do 1º esquadrão não lembra do Araujo e o Cortez, lembro de alguns nomes de grandes amigos: Cilli, Tarban, Matuke, Barrela, Trajano, lage, Fernandinho, Sgto Maringone, aloprado Rodrigo, o tempo passa mas a saudade não passa

  18. olá galera ! como a grande maioria tambem sinto saudades da queles tempos que não voltam mais !gostaria de fazer contato com os fodões do CHBR da turma 88/89. lembro de muitos colegas que saudades, quem quizer fazer contato estou por aqui , respoderei assim que der !

    • E ai soldaddo Ramos eu servi em uma turma após a sua 89/90 comando de serviço e conheci um grande amigo da sua época que se chamava Soldado Douglas motorista (SP) tem notícias dele?

  19. OLA PESSOAL EU SERVI EM 78 A 79 E SOU DO SEGUNDO ESQUADRÃO E SEGUNDO PELOTAO DO TENENTE PEREZ E SGTO.INEZ E NO SEGUNDO ESQUADRAO TAMBEM ESTAVA E CB.LIBORIO SGTO.VALDIR E OUTROS E NÃO ENCONTREI NINGUEM MAIS ALGUEM DESTA EPOCA PODE ME PASSAR UM EMAILCADE O PESSOAL DE UBERABA E ONDE ESTAO OS SOLDADOS OMAR, DRAGUETTI, ELIAS, BARROS E OUTROS QUE NÃO ME LEMBRO OS NOMES SE ALGUEM LER MANDE UM EMAIL OK…….SD. MAX

    • sou de uberaba mas servi em epoca diferente bem mais tarde servi em 87 /88 no Dhdi ordença do cel spangenberg caso conchecer alguem destas data diga pra fazer contato ok , tentarei daqui tambem ( sd ramos )

    • Ola amigo , servi apos sua baixa SD Gilberto 1861, lembro-me perfeitamente do Ten Peres , do Super SGTO Ines , do cabo Liborio , fui ordenanca primeiro do Ten Peres e do Ten Bitencourt , depois passei a ordenanca do Cap Gilberto tambem gente fina ,incrivel como podemos lembrar com tanto carinho de uma epoca tao sacrificante e dificil , mas que no fundo bate saudades . Gilberto clubedogol@globo.com, mande noticias ok gde abraco antigao , permissao para retirar

    • Fiz um achado que vale ouro. Descobrir essa turma do passado me deu muita emoção. Meu nome de guerra era Alberto. Eu servi na turma de 79/80 no 2º esqudrão 3º pelotão. Lembro-me de poucos nomes com o passar dos tempos. Alguns são Cicero(terra seca) Jegão, Nelson,Girotto, Pina e o Cacau que depois viraram cabos. Lembro-me que O Ten.Perez montou um time de futebol e nos tinhamos algumas folgas nos dias dos jogos.Cb Liborio, Sgt Valdir, Ten. Bittecourt que já faleceu.O Sgt Balbino. Lembro que no dia da baixa foi sorteada uma Tv a cores e eu ganhei.Infelizmente perdi as fotos daquela época sagrada. O ten. Perez agora é advogado aqui em Brasilia, Lembro tambem do Sgt Everado, do Sgt Neri que chamava a gente de lebrão.Se tiver alguem dessa época mande um email para carlosdinossauro@hotmail.com. Aguardo com ansiedade noticias dessa turma divertida.Abraços

  20. Sou de GOIANIA, servi no ano de 83/84 no 3o esquadro de fuzileiro hipo meU nome de guerra era SERGIO com o Capitao Paulo Baciuk substituto do Capitão Reinaldo e tb trabalhei na veterinaria com o sgt. Josia, gostaria de fazer contato com amigos da epoca.

    • Também servi no ano de 83/84 no 3º esquadrão, meu nome de guerra era “Gama”, lembro-me muito bem do Cap. Reinaldo, era gente fina, Sérgio qual era o seu pelotão? O meu era o 3º. Um abraço.
      Erivaldo Gama de Freitas, contato erigamafreitas@hotmail.com

    • Eu tb servi 83/84nesta época eu era o sd 2056 Manollo lembro de alguns nomes ( Neto,Carvalho,Boscayno,Rodrigues, Dantas, Pinto,Natanael,Vanderlei,Ratão, Cepas, Florencio o sapuca, Finatti, Dante, e assim vai , gostaria de manter contato com alguem pra relembrar .

    • sou de brasília e servi em 84/85 no 3o esquadrao hipo meu nome de guerra era sd felicio saudades
      de todos cap. baciuk ten cav edmar pereira dos santos ten coronel carivaldo spangemberg e a todos
      amigos de luta. nosso dilema era SIM SENHOR NAO SENHOR QUERO SER PRESO.
      Wagner Felicio de Sousa 30/07/2012.

    • E ai não sei se vc ira se lembrar sou o sd manollo de sampa , entra no facebook que la vamos conversasr melhor ja encontrei o flores, e o rodrigues um abraço

  21. Sou ex Dragão, SD VIANA, da turma de 78/79, do 1º Esquadrão,que tinha o Ten Pavão, Tenente César, Ten Antunes, Sgt Edvaldo,Sgt Delci, Sgt Natalino, Sgt Regino pelotão do polo. Tenho muita vontade de contactar com ex colegas da época. Lembro do nome do Amorim. Zacarin, Veiga, Izoton, Hebert, De paula, Julio, Romualdo, Florisval e tantos outros que o nome foge da memória. meu email é amorimalbert@hotmail.com

  22. OLÁ COMPANHEIROS, EX DRAGÕES DE 73/74. SOU O SOLDADO CALORY, SERVI NO 3º ESQUADRÃO, SOLDADO 1496, NA ÉPOCA ERA O CPT BUENO, MEU APELIDO ERA QUARTA PARTE. PROCURO COMPANHEIROS DESTA ÉPOCA PARA CONVERSARMOS E MATARMOS A SAUDADE, JA FAZ 37 ANOS DA BAIXA NO DIA 14/06/1974.

    EMAIL: JCALORYFILHO@GMAIL.COM

    AGUARDO RESPOSTAS!

    APUCARANA – PR.

    SAUDAÇÕES.

    • Olá Calori ,eu servi nessa época, 73/74. Soldado Nigelski -1337-3ºpelotão-2º esquadrão,eu nao lembro de você ,mas com sertesa tiramos alguma guarda externa juntos. É um praser encontrar pessoas desse tempo que deixou muita saudades.

      Um abraço!

      Nigelski. Ponta Grosa – pr

  23. 0k viana servi e 76/77 o sargento na epoca como voce comentou do 1º esquadrao 2º pelotao Sargento Natalino este camarada ate hoje nunca esqueci me deu uns conselhos na epoca que fazen parte de minha vida ate hoje, infelismente nao tive mais noticias mas se estiver com bastante saude e o que espero, com muita certeza irei procura-lo tambem lembro do Sargento Edvaldo. do 3º pelotao alguem me comentou alguns anos que ja havia Falecido, tambem uma boa pessoa. na minha epoca tinha um Beiçudo chamado Amorim talves na epoca continuou tambem nao tive mais noticias. se tiveres noticias de alguen desta epoca entre en contado Beiçudo Dalsenter meu email
    rosenter@ig.com.br

  24. 0k viana servi e 76/77 o sargento na epoca como voce comentou do 1º esquadrao 2º pelotao Sargento Natalino este camarada ate hoje nunca esqueci me deu uns conselhos na epoca que fazen parte de minha vida ate hoje, infelismente nao tive mais noticias mas se estiver com bastante saude e o que espero, com muita certeza irei procura-lo tambem lembro do Sargento Edvaldo. do 3º pelotao alguem me comentou alguns anos que ja havia Falecido, tambem uma boa pessoa. na minha epoca tinha um Beiçudo chamado Amorim talves na epoca continuou tambem nao tive mais noticias. se tiveres noticias de alguen desta epoca entre en contado Beiçudo Dalsenter meu email
    rosenter@ig.com.br Blumenau Santa catarina

  25. Combatentes do 1º RCG/3º ESQ. Servi em 81/82 Cap. Guedes era o comandante, lembro dos Tenentes Silveira hoje Cel da PMDF, Ten Alves, Ten Perez e outros. Os sargentos era Salibe, Camilo, Anisioe ouitros. se voçe serviu nesta época faça contato. Um abraço. Hoje sou oficial da PMPI em Teresina.

    • Castro aqui e o Sd 2242 laranjeira tambem do 3 esquadrao espero que esta te encontre muito bem tenho tido contato com os nossos companheiro s goiania , o sd tomazini , sd ricardo, sd pio , sd wagner , sd paulino e muitos outros todos estao muito bem.

      • Olá amigo, sou filho Sd Nadir 2185 3º Esq. Pelotão de Apoio, 81\82. Ele gostaria de contactar todos os seus ex companheiros. Estou deixando meu email, se possível entre contato.

      • Laranjeira, lembro muito bem de vocês você era magro alto e o pio eu tenho foto com ele lá na granja do Torto, era um moreno alto, tomazini era um cara engraçado estou feliz em saber noticias de todos vocês. O Pacheco é coronel da pm aí em Goias certa vez falei com ele por telefone. Aí vai meu email subtenentecastro@hotmail.com. Um abraço.

      • Olá Francisco, sou filho Sd Nadir 2185, tudo bem? Estamos procurando pela internet companheiros que serviram com ele no 3º Esquadrão em 81/82 para manter contato. Aguardo seu retorno.

      • Ola tudo bem me lenbro de todos servi nesta época 81-82 no 3 esquadrão eu era do pelotão de serviço. Eu era soldador Meu email e aerton.vieira@hotmail.com quem quiser entrar en contato e só me ligar 62 96365202 um grande abraço a todos

    • Ate que enfim encontrei alguem de 81/82, sou o sd 1316 araujo esqd de comando pel CAC, bons tempos ñ?

  26. Um salve a todos os guerreiros,sou de 85 sd 235 De Melo 1 Esq Pel Apoio.Cap Agostini,Sgts Rocha e Juraci,quem quiser ver as fotos no youtube é SD DE MELO,a propòsito,o Cel Spangenberg foi pra PM de Rondonia ou Roraima.

  27. Servi no ano de 83/84 no 3° esquadrão de fuzileiros hipo, terceiro pelotão, meu nome de guerra era Gama, até os dias de hoje não obtive contato com nenhum dos companheiros da época, nos dias de hoje resido em Lagoa da Canoa – al, minha terra natal. Apesar dos pesares, foi um ano maravilhoso, pois aprendemos o verdadeiro significado da palavra amigo, e até hoje não sai da minha mente os bons e maus momentos. Deixarei meu contato: erigamafreitas@hotmail.com

    • e ai Gama vc lembra de mim SD manollo eu encontrei com o Rodrigues e o Florencio não sei se vc se lembra entra pelo facebook tem um site dos dragões por la fica mais facil abraço

  28. Servi no 1º RCGD em 1981/1982 no 2º esquadrão, gostaria de entrar em contato com alguem que serviu nesta época no segundo esquadrão

    • Servi no 2 de ouro na mesma epoca….era do pelotao de apoio…bons tempos..sofridos mas que mudaram muitas coisas na minha vida..abraço SD 1865 anastacio

    • Me desculpe mas seria implossivel guardar o nome de todos depois de todos esses anos. Sou o Sd Concilio, do segundo pelotão (Tenente Roldão era o comandante). Perdi completamente o contato com todos. Por alguns anos ainda nos encontravamos para tomar umas na Sivio Romero mas depois…Os mais proximos eram o Boribelo que era do primeiro pelotão, o Hamilton (infermeiro veterinario) o Livane (clarinista) o simplicio e o jorge do pelopes e o tonto do Gaducci que era do comando. Tinha tb o Coelho (muito amigo do boribelo) o cabo feijão o Martins que era tb do primeiro o Nicola…cara, a gente começa a lembrar e dá uma baita saudade. Me desculpem aqueles de quem não lembrei o nome aqui( não daria). Meu e-mail é gilvincon@hotmail.com. Se mais gente dessa época topar podemos marcar uma cerveja. Abraço a todos!

  29. Seervi no 2º esquadrão de fuzileiros em 1981/1982, lebro do Sgto Braga, Sgto PINA, cabo Almeida, também fica na Csa de Ordens CO

  30. Ola, meus amigos de farda. E com grande orgulho que me correspondo com voces e com grande saldades lembro dos meus dias no 1 pelotao cerimonial do 1 RCGD. Dos companheiros de guerra, soldados, Marcel, Costa, Cowldri dentre tantos outros. Servimos com orgulho na turma de 1989/1990. Espero noticias do pessoal.
    arthur.rique@terra.com.br

  31. SERVI EM 89/90 FUI DO ESQUADRÃO CERIMONIAL SESSÃO DE COMANDO CUJO COMANDANTE ERA O CAPITÃO COOPER. BONS TEMPOS AQUELES TAMBÉM FIZ MUITOS AMIGOS POR LÁ: TEN KANITZ, TEN. LEANDRO, SUB TEN OLAVO, SGT YANZER, CB LUZ ETC…!
    O COMANDANTE DO REGIMENTO ERA O CORNEL GUERRA. CONHECI UMA GALERA DE URBERLÂNDIA, SÃO PAULO E CURITIBA.VLW GALERA FOI SERVIR COM VOCÊS!!

    • tb servi nessa epoca mais no 1 esquadrao 1 pelotao tenente braga….vc era da epoca soldado ba ? saudade de todos,epoca maravilhosa

    • karaka… sou sd roberto 1657 comando e serviço uma epoca antes da sua, porem conheci estes oficiais osso duro de roer tenente kanitz kkkkkkkk meu tempo acho que que foi o que mais teve expulsao rsssssssss era uma corporaçao feita por paulistas,anapolinos,uberabenses e belo horizontinos hj cinto saudades.. abraços a todos.

    • ola anivaldo aqui quem fala jorge do 2 pelotao ten kanitz sd 1100 de ura de min.berlandia lembro de voce, sera que leb

  32. que bom ter noticias, sou da mesma turma sua e mesmo esquadão. Soldado 1565 Felix . Me lembro bem de vc tocando clarim no rancho,maior barato.Um abraço, saudades

    • Eu me lembro que na hora da chamada vc juntava os cascos e gritava em plenos pumões SOLDADO FÉLIX,dava a maior vontade de rir.

  33. Guerreiros a minha resposta foi ao companheiro soldado clarim Lazáro, 85/86. Se tiver mais da turma 85/86 entrem em contato. Sou o soldado Félix (motorista).

    • OS EX. DRAGOES DO PELOTAO DE EXPLORADORES SD TAVARES 1410 MOTORISTA CORONEL, SD HERNANE 1380, SD GONTIJO ESTAMOS BEM VIVOS E HOJE EM GOIANIA E MINEIROS.
      PARA NOS É UM GRANDE PRAZER RELEMBRAR AS GLORIAS DO PASSADO E MANTER CONTATO COM OS EX CAVALIANOS DO 1 RCG – TURMA 85/86.
      EM GRANDE ABRAÇO A TODOS.
      PELA PROXIMIDADE DE GOIÂNIA EU JÁ RETORNEI AO REGIMENTO ALGUMAS VEZES PARA VISITAR COM A MINHA FAMÍLIA.

  34. servi de 78 a 79 no 2º esquadrao 1º pelotao sd.max onde anda o pessoal de uberaba sd.omar gilmar barros fernando, goiania sd.chechel ………………….e outros

  35. SERVI EM 1 RCG EM 1976 NO ESQUADRAO DE COMANDO SE ALGUEM DESSA EPOCA LER ESTE COMENTARIO FAVOR ENTRAR EM CONTACTO PELO EMAIL ABAIXO….OBRIGADO –PAULO

  36. Eu ervi nos anos de 79 e 80. Fui o Soldado BARTH de Santa Catarina. Foi um período de muito crescimento pessoal. Foram bons tempos e mesmo a mais menos 1700 km de casa eu já tive a oportunidade de no final de 2009 deepois de quase 30 anos visitar o quartel.
    Achei meio abandonado não é mais aquilo que era naquela época mas foi muito bom voltar no alojamento e observar tudo que há.
    Era do 3ºesquadrão e do 4º pelotão.
    Passamos muitos e muitos dias de guarda e de reforço da guarda em março desse ano como Secretário Municipal de êducação estivemos no salão nobre do palácio do planalto e tive a oportunidade de ver um dragão da ind´pendencia na rampa do palácio onde 30 anos atras eu tive a oportunidde de estar por várias vezas.
    SD BARTH 29/09/2011

    • poxa BARTH que prazer eu o NASCIMENTO de São Paulo tbm era do
      3ºesquadrão 3ºpelotão tenho uma filha que mora em jaragua do sul,é mt bom relembrar tivemos um encontro em manguinhos no parana esteve la DA SILVA, DOMINGUES ,FAGUNDES.MELLO GUSMÃO,RETAMERO,CB JADIR ,JACIR, AZEVEDO, CORREIA,BARAGÃO, JANUARIO e mais alguns.
      e-mail nascimento.jose clara@bol.com.br
      é uma benção de DEUS saber de vc forte abraços vamos nos falar

  37. EU EX. CABO SERVI AO REGIMENTO SAMPAIO NA TURMA DE 1989 ATE 1993 DA 2 CIA. VENHO POR MEIOS , A ENCONTRAR TODOS DA TURMA DE 1989. POIS ESTAMOS REUNINO OS EXCOMBATENTE DESSA TURMA PARA UNS ENCONTROS FAMILIAR, JA TEM BASTANTE GENTE NESSAS NOSSAS REUNIOES A PROCIMA E NO DIA 20-11-2011 DOMINGO E SO ENTRAR ENCONTATO COM ESSE IMAIL ( FREEDLUIZ@GMAIL.COM ) BRASIL ACIMA DE TUDO

    PELOPES !!!!!!

  38. Ai, camaradas só agora descobri esta comunide, estou maravilhado, fui Rcg 79/80 Sd Volni esq. serv.
    motorista, conhecia muitos dos outros esquadroes, pelas guardas, acampamentos(formosa),quem lembrar de mim por favor entre em contato, tempo bom aquele(fudido+divertido)boas lembranças e saudades, o tempo voou, já faz 30 anos, abraços. agora moro em São José(grd fpolis)

  39. Camaradas beiçudos, desde que descobri estas comunidades tenho navegado em todas; e vejo que o sentimento é o mesmo para todos, saudades, seria muito bom mesmo reecontrar os amigos para matar saudades e rever o rcg em que todos passamos, e ele ainda esta lá como deixamos, vejo que foi muito importante em nossas vidas, mas que bom que tivemos essa oportunidade de formação,pena que não tenho encontrado o pessoal da minha turma 79/80, só 02 de um grande universo, mas não desistam camaradas, um grande abraço a todos que foram da CAVALARIA Sd Volni 1534 esq. serv. motorista

    • Estive em Brasilia em 79/80, no esquadrao de comando, fui graxeiro, eu era o estafeta do regimento, pilotava uma daquelas cb 360 honda.
      meu nome é Adauto. Moro em Baln. Camboriu. Desde que dei baixa nunca mais encontrei ninguem do meu pessoal.( Salgado, Guariento, Prado,Durante,
      Donizete, Batatinha entre tantos outros. Um grande abraço beiçudos.

      • ADAUTO.. EU LEMBRO DE VOCE.. MEU NOME E JUNIOR SD 1351 DE GOIANIA.. UM DIA VOCE APOSTOU UMA CORRIDA DE MOTO COM UM CARRO .. QUANDO VOCE CHEGOU NO QUARTEL .. VOCE NEM IMAGINARIA QUE O MOTORISTA DO CARRO ERA O TENETE.??? NAO ME LEMBRO MAIS O NOME E ELE TIROU A MOTO DE VOCE . .HAHAHAH. VOCE SE LEMBRA DISSO.. ..ABRACO. JUNIOR DE GOIANIA.. RAMON …. INACIO.. DEPAULA… CORREIA.. RALF.. ETC.. ..JRVIDEO@IBEST.COM.BR

  40. Olá Volni aqui é o sd António Alves de Cândido Mota-SP, há mais de 20 anos não temos mais contato, mas continuo morando no mesmo local, que um dia voce esteve aqui. Se você quiser entrar em contato no meu telefone fixo que é (l8)3341.3052. Gde Abraço-saudades…

  41. SOU O TOLOI, DO 1 ESQ. 3 PEL.
    LEMBRO-ME ATÉ HJ DAS MILHARES DE VEZES QUE PAGUEI PARA O CAPITÃO IVAN CAVALCANTI GONÇALVES, TENENTE MARASQUIN, SARGENTO MELLO, EITA SAUDADES,,
    LAVEI CAVALO PRA CACETE,,
    SALVIANE,, E TANTOS OUTROS, MANO DOI A SAUDADE.

    • 619 Vidal 2 Pel , Ten Maraschin , hj Cel , temos Bognar , Paoli , Nei , Marco Luis , Barufi , Cardascia, Falurindo , Assis , Fulvio , Mauro , Caruso ,Garcia , Adriano ,e Paiva

    • olá Toloi esse Sarg.Mello a que vc se refere é po um acaso Moacir Gimenez Melo, estou a procura dele e não consigo nenhum contato ele se formou em 81 e o que sei agora dele é que é chefe de seção de Contabilidade em DF vc consegueria me ajudar a contactar com ele.desde já abraços e obrg.

  42. ola todos os beiçudos de todo o NOSSO QUERIDO “BRASIL ACIMA DE TUDO ” me orgulho muitíssimo deste tempo maravilhoso, me sinto muito honrado em ter sido um dragão, ou quero dizer me sinto um dragão até hoje. Sou da turma de 93/94 1 esquadrão pelotão de apoio soldado EDIMAR 1654 , um abraço a todos, saudades, muitas saudades.

    • Edimar, talvez nos conhecemos, também sou da turma de 93/94 pe3lotão de polo, muito rala, tenente vilar, capitão solon.Bons tempos, hoje em dia o RCG mé uma mãe, nego briga pra engajar

  43. SOLDADO EDIMAR ANO DE 93/94 ESPERA CONTATOS COM DRAGÕES DESTA ÉPOCA PARA PODERMOS JUNTOS MATAR SAUDADES DESTE TEMPO MARAVILHOSO, MORO EM URAÍ PR. JUNTO COM O NASCIMENTO DOS FILHOS PRA QUEM JÁ TEM OS SEUS, É UM MOMENTO TÃO QUAL MARCANTE E MARARVILHOSO EM NOSSAS VIDAS. ABRAÇOS A TODOS OS DRAGÕES

  44. sou o SD Santana esq. de serviço motoriista da carreta 108. Aos amigos inesq.ueciveis um grande abraço.Tenho muita saudades daquela epoca, bons tempos!!!!!
    Meu contato: 062 8441-0115 willsantana@msn.com

  45. caramba ,enchi os olhos agora ,servi em 92/93 , 3° esq. hipo. sd barros 4088, época de sgt cravo , jacy,cleber,botelho, ,era bom demais e não sabiamos , se pudesse voltaria novamente.se alguem de 92/93 ver este post contate , barros4088@hotmail.com ,abraços.

  46. Olá pessoal,que satisfação encontrar esse espaço!
    Fui da corporação 89/90 do Cerimonial,Sd.Cleiton.
    fiz parte com muita honra da Guarda Bandeira daquele esquadrão.
    Lembro de alguns amigos que fiz por lá.como:Vassoler,Nemer Fernando Wolfgan,Shoopa,Israel entre outros,eu era do 1ºpelotão do Tenente Leandro.
    Um grande abraço a todos.

    • E ai Cleiton eu servi no esq Comando de serviço 89/90 e fiz muitos amigos lá no serimonial inclusive o Edvaldo de Diadema_SP. tenho muitas fotos e podemos organizar para fazermos um encontro do pessoal que serviu nesta época!!!
      ricardo.silva_42@hotmail.com

      • Ola´Ricardo,tudo bem?
        Muita saudade daquela época,não tenho mais contato de ninguém.Sei que um dos meus melhores amigos o Sd.Vassoler do 1ºpelatão do CRM,hoje é pastor da Universal,nada contra,é que ele tinha um programa na Tv.Continuo morando em SBC/SP,casado e dois filhos.
        Abraços a todos do ex Sd Cleiton,Guarda Bandeira do Esquadrão Cermonial,1ºpelotão,89/90

    • ola sd 1035 cleiton so para relenbrar o pelotao ten leandro sgt emos sgt gonzaga cb augusto cb luz cb adailson sd brito, ribeiro , francisco,meneses,fonseca,sola,gomes,weverson,lisboa,pina,ronaldooihnohno,risotojumento,franco,wolfgran,velso,desouza,mauro,dossantos szopa,vassoler,fravio,faria,neme,alberto,ivan ,dasilva,,melo,vanderleizunbibarros,costa,mistunkbranquelo ,fernandes,israel,fernando,pereira,cleiton,bodzan,cezar,san tana,vidal,rocha,ricardo e eu sd joaquim quinzinho do 2 pelotao to firme forte casado 2 filhos moro em sao miguel paulista zl, um salve para todos guerreiros do cerimonial muita saudade da quele ano de 89a90 nunca vou esquecer ficamos de pernoite por causa do sd gonsalves por ter colocado 1 litro de leite no tanque da moto e o saco no escapamento do sgt adailson e foi muito bom meu contato 64422910

      • clayton o meu nome jorge sd 1100 fiz parte de 2 pelotao ten kanitz sou de uberlandia mg e um prazer escrever este email para voce

    • ola cleiton que sastifaçao ter esse contato com sua pessoa sd quinzinho 1121 2pelotao
      ja fes 22 anos so resta saudade lenbra que a jente ficou de pernoite por causa do sd gonsalves despejou litro de leite no tanque da moto do sgt adailson e colocou saco vasio no escapamento foi um castigo cruel abraços f 64422910

      • quinzinho fui do seu pelotao aqui quem fala e o jorge sd 1100 de Uberlandia/ Mg

    • Ola, cleiton servi no 2º esquadrão e lembro desta turma voce lembra do pacote que deram no assim e deu cadeia para todo mundo foi na sua turma, o assis mora perto da minha casa… tel: 34-3212-0206

    • ola cleiton sou sd joaquim do 2 pelotao muita saudade so resta lenbrança moro perto do bodzan seu parceiro da guarda bandeira f 64422910 meu contato abraços

  47. Ola valentes que serviram nos Dragoes da Independencia – 1º RCGd. especialmente quem serviu em 1972/1973, como eu, Estava no 3° Esquadrão. Tirei muitas Guardas nos Palacios, na Granja do Riacho Fundo e Granja do Torto. Estive
    na Rampa do Planalto, como Dragão junto com outros colegas no dia que foi assinado o acordo Bi-Nacional para cons-
    trução da Usina Eletrica Itaipu, fazendo a escolta de honra. Na época o Comandante éra Cel. Ernani Jorge Correa. Foi /
    um ano sofrido, mas so depois é que damos o devido valor do quanto valeu a pena. Gostaria que colegas da época en-
    trasse em contato. Especialmente o amigão Elias Gomes; Sd Elias – Meu nome de Guerra érra Sd Danielli, 733 o tres /
    tres como era chamado – Meu end. Eletr dorlidanielli@gmail.com – Abraços a todos ex-colegas

    • sou soldado rafael 833 1° RCGd 72/73 pelotao de petrecho pesado do aspirante Ramos bons tempos e saudades da granja do torto.
      abrs tarciso rafael horostecki chapeco sc

    • Grande Danielli, To eu aqui cara!!!! Teu grande amigo Elias Gomes, Olha so Danielli, um ano apos esse teu comentario achei nesse exato momento e quero responder o mais rapido possivel, que tamanha satisfacao, cara! De repente resolvi digitar o nosso RCG, deparei com os comentarios da turma, tive a curiosidade de olhar todos, ate porque sinto muita saudade da nossa turma que eramos como irmaos e todos que serviram o exercito sabem disso o quanto sofremos e aprendemos juntos dividindo os bons e maus momentos, alias uma baita escola pra vida. Onde e que tu anda Bicho? Tens visto alguem da nossa turma? Vou dar algumas noticias ate onde eu sei; O Beno casou com uma menina aqui de Criciuma, ate estudou comigo, O Ganser ta muito bem, mora em Contenda Pr. visitei, me recebeu super bem isso a uns l3 anos, o Martins esse tu lembra gente finissima, mora em Londrina tem Mat Construcao, o Medeiros 750 infelismente faleceu em um acidente de carro logo que veio do quartel que pena. e o cara que mais recebia cartas lembra? O Noriler trabalhava na sargentecao visitei a 10 anos mora em Campos Novos e medico veterinario e professor da universidade me recebeu tao bem que ficou ate emocionado, tem varias fotos junto com a gente domando beicudo.Ta bem de vida, tem fazenda, vende cavalos de raca, foi vice prefeito.Esse ta com o burro na sombra. Falou que depois da baixa, eu fui o primeiro que encontrou,
      ficou super contente com minha presenca, tem duas filhas lindas formadas, prometeu matar um bezerro na minha proxima ida la, que tal vamos la comer esse boizinho?Ta barrigudo e careca isso siguinifica e o perfil do ricao.Pensa num cara simples.
      E dai ? ja e vovo? eu por aqui ja to vovo tenho 2 netas de 3 e 5 anos sao meu xodo. O mais incrivel tu nao vai acreditar, ainda lembro nome e numero de todo o 3o pelotao. Fico aguardande um contato imediato. Kara nao me esquece, de noticias, Eu continuo em Criciuma, meu telefone 48 9993 8888. Um forte abraco a toda familia. Elias Gomes.

  48. Turma de Sampa 85/86Sd678Genildo1ºEsqFzo “Sapão”ou,ou,ou,guadap.junta os cascos guerreiro,lembra,cavalariça boca podre pega a vagoneta e a Pá recolher estrumes dos Beiçudos e levar até a rampa,1ºPel Cmt TenLima,SgtMotgaré,Sd Stangare,Bertin,DariricoMaximiliano,Calon,Filinto,Momento que marcou na minha vida foi quando fui pular um obstáculo no cerrado e cai o cavalo Tibirisá disparou me arrastando com pé no estribo,Um Abraço atodos da época Vitorino, Pereira, Patricio o Fofão que me aloprava de mais onde estão vocês,da sinal de vida,Orkut Nildo.Barbosa.Lima@gmail.com Tel.0114881-3518.

    • aqui é o soldado Fernandes, 1º esquadrão , 2º pelotão , capitão agostinho, tenete lima , tinha aquele sargento da sargenteação que era um gordinho, ainda lembro quando estavamos em treinamento ,quando chegava a noite tinhamos que treinar varios hinos e tomar aquele chá brochante com pão de leite. foi legal , eramos felizes e não sabiamos.

      • lembra do sgt edimar e bitencurt?O tic tac,o sgt natal o cap agostinho o sd adilson onde anda esse povo.A gente fala ninguem acredita servimos com o sd elvis plesley eo sd silvio santos e o pra raio,lembra?Mesmo que vc,não se lembre de mim.Quando o Godói morreu?

      • fernades ,
        este baixinho e gordinho era sub tenente CASTRO ,GRANDE FIGURA , grande militar tinha uma disciplina fantastica , servi nesta epoca tambem tenho muita saudade daquele tempo.

        americo 1. esq 1. pel

        americo@goiasmoveis.com.br

      • Eu me lembro Fernandes,o baixinho era o Sgt Castro,ou Castrinho,o Cap Agostini,agora é coronel,ele pegou muito no meu pé.

    • caramba genildo até hoje eu sonho que sou um hb, homem bosta,uma vez a vagoneta tirou um tampão do meu calcanhar,doeu pacas.

      • Fernandes, aqui é o Genildo de Sampa lembro de vc que é branco e quando ficava aloprado o rosto ficava vermelho que nem um tapojijo, como comentou o Américo o gordinho era o 1°Sgt Castro que lia a escala de Serv. Vc lenbra do Sd Terqueli era aux. do Sargenteante eu fui até 2005 3°Sgt da PMESP.mas tomei uma facada nas costa e estou afastado. hoje sou casado tenho quatro filhos as mais nova filha minha tem dois anos.Meu lema sempre foi Cumprir o Dever Aconteça o que Acontecer, Braço Forte mão Amiga mais como todo ser humano falhei. acho que lembro de Vc tambem, Sd Batista Vc é goiano, lembro do Sd Fries tenho varias fotos quando o Pel foi campeão de futebol 1°EsqFzo. “Os Dragoes da Independêcia são por civimos e ao viril bons soldados do Brasil, ao Sd a Honra reconforta cumprir arrisca o dever. valeu meus guerreiros camaradas.

      • soldado Djaci “fal” 73 ..kkkk _lembro-me de vc. Genildo, sim esta turma de 84/85_eu soldado Djacy. 2º pelotão, não tem quem esqueça. o pior pelotão..tenente NEVES, sargento MELO, SARGENTO HONSTEIN , CB SANTANA , todos fdp mazoquistas..nosso pelotão pagava por tudo, inventaram que sumiu um FAL da casa de armas e se fudemos, dia de feriado ou domingo nós estavamos lá marchando no meio do pátio, SOL QUENTE..e a o restante do quartel de boa.. passeando..jogando na quadra.. lavando roupas…phoda, dia do soldado em que recebemos o par de esporas..todos liberados.. “menos nós”…as vezes ainda sonho que estou lá. putz. como pode depois de tanto tempo.. sinceramente não mudou nada no meu modo de ser, naquela época já estava educado pelos pais, coisa que hj, sim todos “muleques” deveriam servir obrigatóriamente. o que aconteceu foi eu gostar de armas e montar cavalos, tanto que faço pintura de cavalos em tela. me lembro quando vc. caiu do cavalo, como não tinhamos grana pra vir a SÃO PAULO nos dias de folga, o que gostava de fazer era galopar no cerrado e pegar caju, as vezes ganhava uma grana dos playboy pra tirar serviço. certa vez socorri um companheiro que também caiu no cerrado e o cavalo dele disparou. também montei o 95 lembra daquele cavalo aloprado que caiu sobre o antigão. (ele as vezes ficava doido no alojamento, pois não podia mais transar) coitado. outro dia estava próximo de Guaianazes, vi um cara na fila onde eu ia comprar frango. faz uns 3 anos. advinha, era o soldado que foi goleiro do time campeão, cara alto. vou lembrar do nome e passarei no orkut ou facebook, não tenho nehum “agora vou ter” KKKKK…vocês não estão confundindo o sargento do rancho era já de idade e gordo “BRITO” sargento antigão legal. parecia ter dó de todos.
        o Fofão era um cara doidão, tocava violão e tinha jeito, se fosse hj. ele ganhava o “ídolos”..kkkk.. bom vou entrar no face e postar mais coisas..abraço!

  49. que legal esse sentimento de orgulho de ser um cavalariano UM DRAGÃO mesmo mt tempo depois o sentimento beiçudosnão morrem jamais servi 79/80 sd 2127 nascimento
    abraços a todos nasimento.joseclara @bol.com.br

  50. UM ABRAÇO AOS EX COMBATENTES DO REGIMENTO SAMPAIO DE 89 E 90 CB LUIZ CLAUDIO E TODO O BATALHAO DESDE O SOUDADO AO CORONEL. BRASIL ACIMA DE TUDO ABAIXO DE NADA, SE OS AMERICANOS METEREM A CARA COM O BRASIL .NOS MILITARES DO EB .METEMOS BALA NESSES OTARIOS

  51. Olá senhores… Tenho mesmo muito orgulho de ter servido em 79/80 -> 1º Esquadrão 1º Pelotão. Conheci gente de todo o Brasil, aprendi que um País para ser soberano de verdade precisa de “ordem”, “respeito” e “disciplina”, o que acredito… hoje esta faltando para nossos jovens.
    Só prá lembrar:- Capitão Gonçalves Comandante do esquadrão – 1º Pelotão Tenente Lopes, Sgto Mello, Sgto Fernando, Cabo Pedro, Cabo Aparecido (E eu Cabo Vera), e amigos, amigos e mais amigos em todos os esquadrões e pelotões.
    Figuras como:- Pfutz, Schlotag, de Paula, Adriano, Lolli, Cedirian, Bairradas, Rapim, Lima Filho, Tsuda, Edson, Alves, Vilmar, Perez, Camboim, Gomes, Saveriano, Conde, Ciro, Billo, Andreta, Merchiori, Roque, Camolesi, Baldin, Trevisan, Caputo, Ranieri, Gava, Krupoc, e muitos outros que vou lembrar depois.
    Orgulho e saudade!!!! Parabéns pelo Blog -> Gostei também dos comentários dos cavalarianos de todas as incorporações.

    Cabo Vera (1557) 1º Esq 1º Pel 79/80

  52. Ola…galera…sou da turma de 86.Sgt Filho ou Sd Filho…..do esquadrao de serviços…Sub ten Fonseca…Cabo facioli da manutenção que nao consegui falar Cobrir…e sim cobli…kakakaka….ele era muito divertido estilo cebolinha da turma da Monica…consegui chegar ate 3° SGT temporario…faz fiz grandes amigos…Casquinha de sampa….Cb Marclay de Uberaba…Sd Campos de uberaba…Sgt De Souza de Goias….Cb Gerry da Pelotao de obras…eles eram fogo robavam madeira….puts….rsrsrsrsrsrs….abraços……precisamos nos encontrar para reunirmos a turma……ATACA..MASSACRA…IMPOE O SEU VALOR…NAO TEM MEDO DA MORTE …AO INIMIGO TOCA HORROR……VLW….SGT FILHO….TURMA 1987 A 1991….

    • Oi Sgt Filho tudo bem? Sou o soldado Ricardo 3º baixa 89/90 não sei se vai lembrar mas sou aquele que andava com o sold Siqueira que foi pego dentro da casa do Coronel roubando lembra ?…kkkkk eu não aprontei muito apenas sai sem autorização com a viatura que eu tinha acabado de chegar de missão ( que éra apresentar Brasilia para o pianista que iria fazer a entrada do Pres. Fernando Collor de Melo) e bati o carro de madrugada bêbado que nem um porco.kkkkkk que loucura!!!! Estou muito feliz por encontrar um site aonde há possibilidade de um dia reunir o pessoal da época para trocar fotos e dar muitas gargalhadas desta época que não volta mais!!!
      (011) 9412-1330
      (011) 3452-8299

      • Ricardo, me desculpe a ousadia, mais gostaria que vc me ajudasse a encontrar uma pessoa. o nome dele é MOACIR GIMENEZ MELO se formou em 81 na Dragões da independencia. fui sua namorada e revendo sempre suas cartas j cansei de procurar pelo menos por noticias, o que consegui agora por ultimo é saber que ele é Chefe de Seçção de Analise Contabil em Quartel-General Marechal BITTERNCOURT BRASILIA-DF gostaria imensamente da sua ajuda.aq estão os meus dados, siomara.sierra06@hotmail.com ficarei ansiosa pelo menos por um ok seu por favor obr. e tenha um bom dia.

    • Ola Filho! Se lembra de Mim? Sou o Sgt Henri, me lembro de voce e todos da epoca com muitas saudades. Dei baixa em 91 e vim para o Japao, onde estou ate hoje, me casei e tenho dois filhos.
      Se tudo correr bem, pretendo retornar ao Brasil ainda este ano, um forte abraco.
      henrikurokawa@hotmail.com

      • Olá Sgt Henri, tudo bem?

        É bem provável que não se lembra de mim, afinal fui mais um motorista que passei pelo 1º RCGD e que guarda boas lembranças de lá. Gostaria de reunir o máximo de pessoas possível e tentar rever amigos da época, Sei que sozinho por ser anonimo não conseguiria mas atravez da sua pessoa podemos divulgar assim que agendarmos um encontro com o pessoal da época, afinal de contas quem vai esquecer do Sgt. Henri? Hoje sou casado, 2 filhos e um neto de 6 anos, sou Biomédico e moro no ABC_SP. Caso tenha Sgt o mesmo desejo que eu de fazer um grande encontro com o pessoal que serviu entre 89 a 91 e assim reencontrar e matar a saudade dos velhos amigos que lá fizemos podemos já se falando e elaborando este projeto.
        Antes de mais nada deixo aqui meu forte abç a vc Sgt. Henri e saiba que será um prazer revelo, conto com a sua colaboração….(ricardo.silva_42@hotmail.com)

        Ricardo
        11-99412-1330
        11-3452-8299

    • E aí irmao? blz soldado Roberto comando e serviço motorista de jeep lembra? a ultima vez que nos vimos foi em Anapolis eu era recepicionista de um hotel e vc foi visitar uma namorada, se nao me engano, até entao vc. ou seja o sr. ja era cabo rsssssss… bons tempos um grande abraço!!!

  53. SOU O SOLDADO FERNANDES , LEMBRO DO MELLO E DO SCHADT , QUE SAUDADE UM ABRAÇO AOS BEIÇUDOS DE 85/86 , 1º ESQUADRÃO 2 º PELOTÃO, COM SARGENT HONSTEIN , CB SANTANA E OUTROS.
    ABRAÇO

      • e ai ailton faz tempo né, me manda umas fotos , eu postei uma no meu facebook fernandes neto ou vá no facebook dragões da independência que vc acha,
        me manda uma foto, lembro do seu nome mas não lembro de vc. lembro desse sarg. bitencourt , pegava no meu pé mesmo, e também lembro do elvis presley e silvio santos , puta cara vc tem uma memória boa.
        não esqueça das fotos dos velhos tempos, dei flagante no para raio pegando a nevinha. o cara virou meu escravo ,por conta que eu estava de guarda das baias.
        um abraço , meu e-mail tá lá em cima me responda e

      • Eu me lembro do para-raio e da nevinha,mas não fiquei sabendo disso não,quem era pegador de égua era o já falecido sd Melgaço.Dizem que o Sgt Bitenca ou Bittencourt já morreu também.

  54. oi… eu tive um grande amigo que se chama CELSO, morou em venda nova bh, em 1987, 1988, 1989 mais ou menos, foi servir dragões da independencia Brasilia, estudava comigo na escola santos dumont, gostaria mto de localiza´lo, se por acaso tiverem noticias
    vindo em bh, sabe onde me encontrar
    [

    • Servimos na mesma epoca , porem servi no 2º esquadrao era ordenanca , sofremos e sobrevivemos , pena voce relatar esse abandono , mas incrivel como tanto sofrimento ainda nos traz lembrancas boas . forte abraco Gilberto SD 1861 , se alguem quiser manter contato clubedogol@globo.com turma de 79/80

      • Gilberto, você era amigo e vizinho em Sampa do Sampaio, correto? Tinha o França, o Ivo que era do rancho, sou o Sd Oliveira, 1800 do 4o. Pelotão do 2 de Ouros.

  55. OLA PESSOAL SOU DA TURMA DE 84/85 SOLDADO 1088 BODALO ESQUADRÃO DE COMANDO SOU DE SÃO PAULO ZONA LESTE LENDO OS ARTIGOS ME BATEU UMA SALDADE BOA DE TODOS OS AMIGOSSSSSS………….. BOM MEU EMAIL É joaomegias@ibest.com.br
    COISAS BOAS TEM QUE SEMPRE RELEMBRAR EU SOU AQUELE QUE DORMIA DEBAIXO DOS VEICULOS QUE ESTAVAM QUEBRADOS SE LEMBRA TIVEMOS QUE LIMPAR O PATIO INTEIRO QUALQUER COISA ESTOU A DISPOSIÇÃO UM ABRAÇO A TODOS.

  56. um abraço aos camaradas sou claudismar ou(chakira)como era mais conhecido pq na fila pra receber o soldo eu fazia algumas imitaçoes pra çalega os imãos de farda ,muita saldade com certeza

  57. OLA ETERNOS COMPANHEIROS DO RCG EU SERVI EM 93/94 SD EDIMAR 1654 1 ESQUADRÃO PELOTÃO DE APOIO SOB O COMANDO DO CAPITÃO SOLON,TEN VILAR,TEN MACIEL,TEN FLAVIO LAJOIA , SGTS GIARETA,NERI ,ANTONIO,MERGULHÃO,J GUILHERME,E MUITOS OUTROS.SINTO MUITA SAUDADE DESTA ÉPOCA INESQUECIVEL,UM TEMPO QUE NUNCA VOU ESQUECER,GOSTARIA MUITO DE ENTRAR EM CONTATO COM ALGUÉM DESTA ÉPOCA, DEIXAREI MEU EMAIL , FIQUEM COM DEUS, BRASIL ACIMA DE TUDO E VIVA OS DRAGÕES.edimarjpa13@hotmail.com

    • Eu, servi nesta mesma epoca e conheci o Sd mergulhão eu era do 2* esquadrão 1* pelotão meu nome de guerra era cipriano, sou aquele que tomou, umas facadas de um soldado, por causa de uma manga, e o mesmo que no desfile 7 de setembro deixou o capacete cair bem em frente do presidente, itamar franco, fui 3*baixa 2 cadeias era cheio de alteração sou de são paulo soldado 2051 o meu contato é (pulizzicipriano@bol.com.br)
      http://www.facebook.com/marco.antoniopulizzicipriano tenho orgulho de ter cido um beiçudo 93 a 95 3* baixa .Sd cipriano são paulo

    • Daí guerreiro,beleza? aqui é sd ronald 1739 anos 93 a 95;”REALMENTE UM TEMPO INESQUECIVEL” LEGAL ENCONTRAR ALGUEM DESSES VEKHOS TEMPOS…..ONDE ESTA MORANDO? ESTOU EM SAO JOSE DOS PINHAIS DESDE 95,ABRAÇOS BRASIL ACIMA DE TUDO,DRAGOES!!!!!!!!!!!

    • Olá Edmar é o sgt giareta é um prazer vc não esquecer daquela época como eu não esqueço fiz muitos amigos e teno contato até hoje com varios um grande abraço

    • Ola Edmar
      Sou o sgt giareta fico feliz por você ficar orgulhoso em servir na cavalaria pois eu me sinto o mesmo fiz muitos amigos e tenho varios contatos até hoje, eu queria ter contato com os sagts j. guilherme e cipriano alias hoje é aniversario do j. guilherme, abraços.

      • ola sgto giareta , como vão as coisas?tbém semre procuro fazer contatos com alguém da nossa época, tempo inesquescível, um abração.

  58. OLÁ COMPANHEIROS BEIÇUDOS DE TODA ÉPOCA EU SOU O SD EDIMAR 1654 1 ESQUADRÃO PELOTÃO DE APOIO ANO DE 93/94 , NUNCA VOU ME ESQUECER DESTA ÉPOCA MARAVILHOSA EM MINHA VIDA E NEM DOS AMIGOS QUE POR LÁ EU FIZ, POR ISSO ESPERO CONTATO COM ELES SE POSSÍVEL.TEMPO BOM A GENTE NUNCA ESQUECE VAI FICAR MARCADO NA MEMÓRIA PRA SEMPRE.EU MORO EM URAÍ PR PERTINHO DE LONDRINA.UM ABRAÇO A TODOS FIQUEM COM DEUS, BRASIL ACIMA DE TUDO.meu contato edimarjpa13@hotmail.com.

    • DAI GUERREIRO,LEMBRA DO SD RONALD 1739 1°ESQUADRÃO,1993 À 1995? TÔ NA ÁRIA, RALADO, PORÉM BONS TEMPOS!!!!!!!!!!!

  59. Aos amigos do “comando de serv ” turma 89/90 sou ex sold. Ricardo de Diadema,
    Saudades dos amigos: Sold. Siqueira candango, Tibursk Curitiba, Salsgeber SP, Monteiro SP, André SP, Mirosvick SP, Wilson Go, Neix SP, Sérgio SP, Evaldo finado ao tentar regular a marcha lenta do meu Jipe, e dos d+++ (lagrimas)
    Como pode depois de tanto sofrimento, guardar tanta saudades de um tempo que não volta mais!!!! Quero contato de qualquer pessoa que assim como eu que guarda boas lembranças desta época, que este contato sirva para que possamos trocar informações e foto, ok?
    (011) 9412-1330
    (011) 3452-8299

  60. eu servi nos dragões da independência de 90 a 95,no esq. de serviço, no pelotão de manutenção, será que se lembram de mim, fui o 3 sgt pacheco.

    • Olá Pacheco tudo bem?
      Fico feliz por ter respondido, lembro-me de vários amigos do pel. de manutenção mas não recordo o nome deles apenas da fisionomia….rsrsrs deve ser a idade que se aproxima. Então vê se manda alguma foto por e-mail e vamos manter contato ok?
      Abç e fica com Deus!!!!
      richardmoreno_33@hotmail.com

  61. a bolivia nosso vizinho esta quendo pegar barriga com o brasil .eles sempre ficam sacaniando o brasil .ontem dia 28.04.12 o exercito boliviano botou fogo nas casas dos brasileiros que moram na bolivia .e de quebra ainda atravessaram a fronteira do lado brasileiro com os seus veiculos militares para a bastecer as suas viaturas. Eu, ex sd 769 PIRES DO REGIMENTO SAMPAIO .DO EXERCITO BRASILEIRO .ACHO QUE JA ESTA MAIS QUE NA HORA .DE.O BRASIL MOSTRA O SEU PODER BELICO .SE ISSO ACONTECER O BRASIL PODE CONTAR COMIGO .QUE NOS MILITARES .E EX MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS .DAREMOS UMA LIÇAO MILITAR NESSES BOLIVIANOS OTARIOS.BRASIL ACIMA DE TUDO ABAIXO DE NADA. SAMPIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    • Isso aí guerreiro, e pronto pro combate amigo Pires! Certo de que o Brasil saberá responder à altura o governo boliviano, e q sempre poderá contar com todos os bravos guerreiros q escrevem suas experiências e pensamentos nesta página. Parabéns a todos, pelas belas lembranças de quando serviram ao EB.

  62. “Se não tens o olhar da águia; a rapidez do raio; e a coragem do leão, para trás! Não és digno de pertencer ao Furacão da Cavalaria!” Com muita alegria, saudade e orgulho em ter sido “beiçudo” na turma de 1974/75, tive a honra de servir no então 4 Esq. Fui do pel de apoio e fiz CFC (começamos em 96 e terminamos em 32). Muita guarda externa (Congresso, Planalto, Riacho Fundo, Torto, troca do Bandeirão e por ai vai.., além de muita bronca com os pé-de-poeira). O comandante do Regimento era o Cel. Paiva Chaves, o do Esq o Cap Azambuja e do pelotão o baixinho Ten Mendonça, de quem fui ordenança. Tinha um fdp, o ten. Alcides (acho que era do 2 pel). Bom, mas o que quero dizer é que uma surpresa saber, após tantos anos – e lá vão 38!, que existe uma comunidade de “beiçudos” na net. Gostaria de saber eventuais notícias do pessoal daquele período que para mim, apesar de perder 1 ano na escola formal, aprendi muito do que sou hoje na escola da vida (tanto pelas experiências positivas, quanto as nem tanto….) pois o ano no RCGd foi,i como diz um trecho da letra de sua canção, uma ” ..Estrela guia em negros horizontes, pelos caminhos da Luta e da Vitória!”. Sou de Londrina e moro há 30 anos na gloriosa, fragilizada e ameaçada Amazônia, precisamente no seu Portal de entrada, cujo endereço é: Macapá, na esquina do majestoso Rio Amazonas com a Linha do Equador. Abraços dos irmãos da Arma Ligeira!!! Cb. 993-Funfas. e-mail amapari_ap@yahoo.com.br.

  63. Quem ganhou um relógio Champion troca pulseiras tirando guarda externa lá no Palácio do jaburú em 1985 levanta a mão.

  64. Ola combatentes, me orgulho muito de pertencer a essa familia dos Dragões! Foi um ano de muito sofrimento, mais nunca imaginei que até o dia de hoje; sinto muita saudade da que ano de 92-93. Bem, sou o sd Gregorio, do esq. de comando do exploradores, com o Sgt Moura, e tambem fui da manutençao do Capitão Vital. Gostaria muito de manter contato com todos… Sou de SP, e meu E-Mail é; gregoriosantos476@hotmail.com. E meu teu é 11-53923622 tim, e 11-72403912 vivo. Dragõesum forte abraço. Ricardo Gregorio!!

  65. Meu agradecimento e honrada a td os Dragões de diversas gerações!
    Dragão cumpre tua missão … !
    Maj Raphael 96-99 / 04-06. DOIS DE OURO!

  66. Independente do ano que servimos,pude perceber que todos nós estamos imnbuidos do mesmos sentimentos, eu servi de 1978 a 1982 no 2º Esquadrão 2º Pelotão, Aqui é o cabo Valentino, e gostaria muito de rever os amigos daquele tempo, realmente é muito dificil lembrar o nomes de todos , mas vou citar alguns nomes, aqueles que eu não citar é porque não lembrei, mas vou deixar o meu e-mail para contato e o grandioso abraço a a todos.
    Sgt Valdir, Cb. Liborio, CB. Cacau. Sgt Inês, CB. Ralf, CB. Augusto.
    valentinosnunes@gmail.com
    Telefone: 16 – 3639.5231 – Ribeirão Preto – S.P

  67. fui da encorporaçao 89.90 sd joaquim tenente kanits amigos quadros.borges .marcon.dias.da silva bodzan etc para contato f 64422910

  68. Soldado DE CARVALHO 2º esquadrão 82/83 lembro do Sgto. Braga, Cabo almeida, Sgto Pina e muitos outros como soldado DIVINO etc……………

  69. Ola, fiquei muito feliz ao encontrar amigos do 1 rcgd meu nome de guerra e alexandre do 2º esq dois de ouro depois me formei a 3º sargento temporario alexandre moro em uberlandia que foi da turma de 89 a 94 e demais amigos me ligue – 34-3212-0206/34-9123-3017

  70. servi 89a90 sd joaquim 2 pelotao cerimonial muita saudade daquela epoca meu contato f 96422910 paulista zl leste

  71. soldado 1351 de goiania. servi em 79/80. esquadrao de comando.. pelotao. cac, tenente lorenzini. capital wolf. sargento. adailton… amigos mais proximos. … freire.. ignacio. ramon. correia.. ralf. depaula. floriano de cresciuma. sc. reis de brasilia. e tantos que nao vem a memoria. foram bons tempos aquele… hoje tenho duas filhas, uma faz relacoes internacionais na unb, e a outra direito na puc goias. e eu fiz processamento de dados.. mas hoje trabalhos com producao de eventos.. favor entrem com contato. grato. junior , beicuto do esquadrao de comando..

  72. O meu nome de guerra era Sd:205120 Cipriano, eu servi em 93 á 95, no 2* esquadrão 1* pelotão, tenho muitas saudades especialmente dos meus amigos, alguns já partiram, vou fazer uma homenagem a você soldado de souza, Luciano de souza dos santos Sd.205135 e o Sd colorau porque tinha a cabeça vermelha todos de são paulo, e para o Sd. Washington do bairro da pedreira e também tinha o Sd. salés também de São paulo e para o Sd. de oliveira de Brasilia samambaia, saidy de brasília na minha época quem era o comandante Alberto Ubiratan Marsulo De oliveira.cel.Marsulo,tenente calafanje, a minha época foi aquela que o sargento que morava no sul cometeu suicídio.
    E para tantos outros que não me recordo no momento, Sd de Souza 205135, e Sd Colorau estejem em paz nunca esqueci vocês tenho fotos e sempre olho e choro, sinto muito orgulho de ter sido um beiçudo, hoje estou em uma cadeira de rodas, porque sofri a um assalto.

    Nasceu Osório legendário e dragão surgiu o 2 de ouro para cumprir sua missão Brasil, acima de tudo abaixo de nada
    Dois de ouro 1* pelotão 93 a 95. lembram quando tinham que pegar um ônibus alugado para voltamos para São Paulo, ou as caronas que muitas das vezes demoravam até uma semana para chegar ao seu destino, que loucura .

  73. Olá, sou o Mauricio sd 950 da corporaçao 1980/1981 2º esquadrao 3º pelotao 02 de ouro neste blog nao consegui encontrar ninguem da epoca, tenho contato com o Aurelio e Lorivaldo de Goiania, em 97 vi o Rebollo em SP, esta semana na internet localizei o Joseneu aqui em bsb, Vc que e da epoca entre em contato
    mauricorocketimail@yahoo.com ou (61) 9275 8939

  74. Galera servi em 81/82 Esquadrão de Comando, lembro de alguns soldados de Sao Paulo, como Araujo, Monteiro, Vinicius,Cabo Ralf, Sagento Nery, Sub Jaques que gostava uma birita, o sd Solá, Valdir, Amerizon, Pasquim, estes são de Goiânia.

    Sd. Paulino, entre em contato

    • Olá Paulino
      Servi no período 82/83, Esquadrão de Comando, Pelotão CAC, Sd. 361 Alcantara. Era da turma de São Paulo.
      Recordo-me desse pessoal, que saudades. Lembro também do Palopoli; Pimenta; Gomes; Passetti; Ciro; Tenente Flores; Capitão Dantas. Tantos outros.
      Muitas saudades daquela época, já se vão 30 anos, porém parece que foi ontem.
      Um abraço fraternal a todos os beiçudos!!!

    • eu tambem servi com o ralf… ele hoje trabalha com atletismo na federacao de atletas de goiania. ele teve cancer na garganta . mas ja esta bom.. ele tem contato com comandante wolf.. meu nome e junior.. 1351 do esquadrao de comando.. sucessos e um grande abraco..

    • E ai truta,parceiro, companheiro de farda e pra sempre DRAGÃO, acabei encontrando este blog como estão todos aqui é o sd 1316 ARAUJO esqd comando pel CAC,81/82 temos mais alguem desta turma?? que saudades daquele tempo curti muito…

  75. SOU VALDIR CARLOS 1530, EX SOLDADO, 1 RCGD TURMA 79-80 EU ERA MOTORISTA, ESQUADRÃO DE SERVIÇO, MEU TIM 41- CTBA 96012358

  76. SOU EX- SOLDADO 351 REIS DO ESQUADRÃO DE COMANDO PELOTÃO C.A.C SERVI NO PERÍODO 78/79 GOSTARIA DE ENCONTRAR OS ETERNOS AMIGOS DE CASERNA, SE POR VENTURA ALGUÉM SE LEMBRAR MEU E-MAIL DE CONTATO: laertereis2@hotmail.com, EU ERA DE SÃO PAULO CAPITAL NA ÉPOCA DA INCORPORAÇÃO, HOJE MORO EM CURITIBA- PARANA ONDE REENCONTREI ALGUNS AMIGOS DA ÉPOCA, BONS E VELHOS TEMPOS QUE NUNCA IRÃO SE APAGAR DE NOSSA MEMORIA, UMA GRANDE ESCOLA DE AMIGOS LEAIS, O QUE HOJE EM DIA É MUITO RARO. SERA UM GRANDE PRAZER REVER OS AMIGOS, FICAREI NO AGUARDO DE ALGUM COMUNICADO.
    DEIXO AQUI UM GRANDE ABRAÇO A FAMÍLIA DRAGÃO.

  77. oque esta acontecendo com o nosso glorioso EB .PELOMENOS ..2 QUARTEL ESTÃO DESATIVADOS NO RJ.UM EM SÃO GONÇALO E OUTRO EM SÃO CRISTOVÃO…PELO TAMANHO DO BRASIL.E TAMBEM PELA NOSSAS RIQUESAS .COMO O PRÉ-SAL..O BRASIL DEVERIA TRIPICAR AS NOSSAS FORÇAS ARMADAS..E NÃO DIMINUIR.

    • …amigo pense bem, caso aja uma guerra de verdade, contra o 1º mundo perderemos pra qualquer país (porque estão manipuladamente juntos), contra os daqui, ganhamos sem precisar de novos armamentos. o que precisa depois que acabou a tal “DITADURA” que tanto a mídia fala má, é colocar sim todo exército nas ruas, de que vale ter direito de expressão, ir e vir, se nosso governo não da proteção? a tal policía (não referindo a todos) que nosso governo hoje é “dono”, como diz no filme TROPA DE ELITE _atira, porém eles lá de cima “DF.” É QUEM PUXAM O GATILHO. A violencia cada dia esta tomando conta das grandes cidades…e a paz nas cidades pequenas está se ruindo. nossos policiais honestos não podem fazer nada, se predem, amanhã está solto, sem contar o mísero salário que recebem. O congresso se tornou uma faculdade de pilantras, quem é reprovado, é porque ainda é honesto… já passou da hora do povo levar a sério aquela letra ” Vem, vamos embora / Que esperar não é saber”…

  78. Continuo na espectativa de contactar com ex colegas de 78/79, 1º Esquadrão. SD Viana (Pelotão do Polo), que morava em Goiânia, na época,

  79. sou ex soldado jorge do pelotao de comuncaçao gostaria de encontrar meus ex colega de Eb no ano de
    1993 era telefonista do 1rcg ex coronel alberto ubiratam marzullo de oliveira

  80. 79/80 Soldado PACHECO 1385 Esq Comando CAC se apresentando : E ai galeraaa !!!!!!! Encontrei recentemente pelo facebook o soldado SALGUEIRO de Sampa , e agora nesta comunidade la no item acima (52) uma turma de Goias RAMON > DEPAULA > IGNACIO> RALF , tambem o ADAUTO > VOLNI > JUNIOR > GUARIENTO > PRADO > DURANT DONIZETE > CORREA . Facam contato pelo facebook , ou email direto ocbpacheco@yahoo.com.br , deixe um numero pra eu ligar . Valeu !! DESCANS…….SAR !!!

  81. Meu irmão serviu o exercito no ano de 80/81 dragoes da independencia,o nome dele era Sd.Ramalho,primeiro nome nilomar,ele gostaria de rever seus amigos dessa epóca,se tiver alguem entrar em contato comigo,meu email e nelziraramalho@hotmail.com,ou pelo facebook nelzira Ramalho.obrigada.

  82. Hoje foi uma noite muito especial, uma noite onde Deus me presenteia com uma ligação de um amigo de esquadrão, Sd Ribamar. Que Deus continue te abençoando Ribamar e que esta amizade nossa que se reiniciou esta noite perdure por muitos anos….

  83. CABO – LUIZ
    SERVI AO REGIMENTO SAMPAIO NA TURMA DE 1989 ATE 1993 DA 2 CIA. VENHO POR MEIOS , A ENCONTRAR TODOS DA TURMA DE 1989. POIS ESTAMOS REUNINO OS EXCOMBATENTE DESSA TURMA PARA UNS ENCONTROS FAMILIAR, JA TEM BASTANTE GENTE NESSAS NOSSAS REUNIOES ,ENCONTATO COM ESSE IMAIL ( FREEDLUIZ@GMAIL.COM ) BRASIL ACIMA DE TUDO

    PELOPES !!!!!!

  84. Aos amigos do “comando de serv ” turma 89/90 sou ex sold. Ricardo de Diadema,
    Saudades dos amigos: Sold. Siqueira candango, Tibursk Curitiba, Salsgeber SP, Monteiro SP, André SP, Mirosvick SP, Wilson Go, Paulinho curitibano, Neix SP, Sérgio SP, Evaldo finado ao tentar regular a marcha lenta do meu Jipe, e dos d+++ (lagrimas)
    Kd voceis pessoal???????
    Como pode depois de tanto sofrimento, guardar tanta saudades de um tempo que não volta mais!!!! Quero contato de qualquer pessoa que assim como eu que guarda boas lembranças desta época, que este contato sirva para que possamos trocar informações e foto, ok?

    (011) 971043752 VIVO
    ricardo.silva_42@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s